O Dia de Doar é um grande movimento para promover a doação no Brasil. É uma mobilização que promove um país mais generoso e solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. E faz isso celebrando o prazer que é doar e o hábito de doar o tempo todo.
Como é um movimento, não é centralizado: a marca, os vídeos, o jingle, os cartazes e os mais diversos tutoriais são todos disponibilizados para quem quer participar da campanha se apropriar dos materiais e criar sua própria iniciativa. Quem faz o Dia de Doar acontecer é quem está do outro lado da ação – seja doando ou fazendo uma ação para estimular a doação de indivíduos, empresas etc.
Em 2020, no dia 1º de dezembro, terça-feira, o Brasil inteiro vai se mobilizar pelo Dia de Doar: milhares de organizações estarão preparadas para receber doações e milhões de brasileiros vão demonstrar seu apoio, doando e tornando pública a doação compartilhando a hashtag #diadedoar nas mídias sociais.
No Brasil, o Dia de Doar começou em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014, o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 72 países participando oficialmente e ações sendo realizadas em mais de 190.
Lá fora, o Dia de Doar tem nome de #GivingTuesday, que significa terça-feira da doação. Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFridays e CyberMondays. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).
Quem organiza e lidera a mobilização é a ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. E o Dia de Doar é realizado em nome do Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil por meio da doação como instrumento para fortalecimento da democracia.