Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Semana Internacional do Café começa com programação de cursos para toda a cadeia do café

Belo Horizonte, por Kleber Patricio

Foto: divulgação/SIC.

Começou ontem (18) a 8ª edição da Semana Internacional do Café, principal evento do setor no Brasil e um dos cinco maiores do mundo. Serão 3 dias de evento totalmente on-line e gratuito, dentro de uma plataforma exclusiva, com conteúdos para toda a cadeia produtiva e cursos com grandes especialistas. O evento vai até o dia 20 com uma programação com 170 palestrantes, debatendo 65 conteúdos diferentes, entre painéis, entrevistas, palestras e cursos que abordam consumo, torrefação, agronegócio, comercialização, foco no barista e cafeterias. E, pela primeira vez, 60 marcas vão ocupar estandes virtuais para apresentar seus produtos. O cadastro pode ser feito pelo site oficial do evento.

Na lista de temas dos cursos estão Aprenda como produzir café especial, Como construir um negócio promissor no café, Como montar uma cafeteria especial, Cuidados com a operação e equipamentos de uma cafeteria, O passo a passo do café solúvel e As vantagens de secar bem o seu café especial. Também estão na programação palestras e discussões sobre a retomada das cafeterias e negócios, como vem se construindo o hábito de consumo de café, processo de sucessão nas propriedades rurais, microtorrefação de cafés, presença da mulher na agroindústria do café e o cenário de café pós-pandemia.

Dentre as atrações previstas, está a presença de convidados internacionais do setor, além de renomados especialistas nacionais como Ricardo Amorim, Luiza Helena Trajano, João Apolinário, Eliana Relvas, Isabela Raposeiras, Carlos Brando e Josiana Bernardes, entre outros.

Sobre a SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2020, devido à pandemia, será realizada 100% em plataforma digital.

A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé, patrocínio expert Sistema Ocemg e 3Corações Rituais Cafés Especiais, patrocínio specialty Melitta e Sicoob e patrocínio premium Cooxupé, Kahlúa e Montesanto Tavares Group.

Serviço:

Semana Internacional do Café 2020 – 100% Digital

De 18 a 20 de novembro

#conectadospelocafé

Cadastro gratuito: www.semanainternacionaldocafe.com.br

Redes sociais:

Facebook e Twitter: @semanadocafe

Instagram: @semanainternacionaldocafe.