O distanciamento social devido a Covid-19 alterou a rotina de muita gente em todo o mundo, impulsionando ou gerando novos hábitos, muitos relacionados especialmente ao uso da tecnologia. Amigos e parentes começaram a se encontrar virtualmente e reuniões de trabalho passaram a ser realizadas de forma online. O mercado de mídia digital nunca faturou tanto como antes e muitos artistas seguiram se apresentando para o seu público por meio de lives em seus perfis nas redes sociais. Outra oportunidade que surgiu com esse cenário é que agora muitas pessoas podem fazer visitas virtuais a milhares de museus e, assim, ter acesso ao acervo das mais importantes instituições de arte, história e cultura do mundo.
“Naturalmente que a visita online não oferece as mesmas sensações de vivenciar esses espaços presencialmente, mas é uma forma de acessá-los de forma imersiva, com possibilidades de se escolher o roteiro a ser percorrido dentro do Museu, se deter nas obras de maior interesse e, de fato, conhecer o acervo e o edifício”, comenta Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu Republicano de Itu, que tem um acervo dedicado especialmente ao período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.
Fechado para o público desde o final de março, o tour virtual ao Museu Republicano (https://vila360.com.br/tour/mrciusp.html) permite conhecer toda a arquitetura do prédio construído no século 19 como residência e aberto ao público como Museu em 1923, além de suas exposições permanentes e as que se encontram em cartaz, como Mulheres em destaque nas placas de rua de Itu, que foi aberta um pouco antes da pandemia. Fotos das placas e de suas respectivas homenageadas relembram a vida e história de lavadeiras, policiais, parteiras, religiosas, donas de casa e de tantas outras mulheres que deram nome a mais de uma centena de logradouros distribuídos pelos bairros centrais e periféricos de Itu.
Para quem não se priva dessa possibilidade, o Google Arts & Culture permite o acesso a mais de 500 museus, palácios, castelos e galerias de arte pela Europa, América do Norte, América do Sul, África e Ásia. E tudo de graça.
História do Museu Republicano | O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e, desde então, subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista (Museu do Ipiranga) que, em 1934, tornou-se instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.
Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.
Museu Republicano Convenção de Itu
Rua Barão de Itaim, 67 – Centro Histórico – Estância Turística de Itu/SP
Tel. (11) 4023 -0240.