Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Brasileiro Andrey Rossi terá exposição individual em galeria nova iorquina

Nova York, por Kleber Patricio

Andrey Rossi – “Declarações Sobre o Tempo I” – Óleo sobre tela – 60 x 80 cm. Foto: divulgação.

Começa no dia 7 de janeiro a exposição do artista Andrey Rossi em Nova Iorque. Com curadoria do canadense Simon Watson, sua primeira mostra individual no exterior, intitulada Cycles to an End (“Ciclos para um Fim”), apresentará ao público norte-americano 11 de suas pinturas. Algumas das telas chegam a 2m de largura e 1,5m de altura e retratam temas já presentes anteriormente em suas obras, como a morte, a solidão e as cargas e angústias do ser humano.

Uma cama de metal já enferrujada, um vaso com flores mortas e cômodos abandonados com paredes descascadas são alguns dos elementos presentes nas obras de Andrey, resquícios daqueles que já estiveram aqui. Na tela Declarações sobre o Tempo I, entre as frases Em busca do tempo acontecido e Estado breve, um pássaro morto e um desenho de seu crânio ressaltam a efemeridade da vida. Este animal, que em muitas de suas pinturas parece indiferente ao sofrimento humano, ressalta como a natureza acolhe com facilidade processos que são tão difíceis de aceitar para as pessoas.

Apesar de as obras de Andrey discutirem a impermanência e a morte, temas que poderiam ser considerados mórbidos, o artista não o faz de forma violenta ou agressiva. A morte não é necessariamente um fim, mas sim uma passagem do tempo. As construções abandonadas e objetos degradados servem como um lembrete da existência humana naquele espaço.

Andrey Rossi – “Circunstâncias Frágeis” – Óleo sobre tela – 100 x 150 cm.

A exposição acontece como resultado de um longo processo de internacionalização que se iniciou com duas residências artísticas na Alemanha e exposições coletivas em outros países europeus. Andrey também foi destaque nacionalmente na SP-Arte de 2019 e tem obras nos acervos de instituições como o Museu de Arte do Rio (MAR) e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ). Esta construção de carreira culminou no convite da SLAG Gallery, que representa uma nova fase para o artista. “Ocupar ao mesmo tempo uma galeria proeminente em uma cidade que talvez seja o berço de produção e circulação da arte contemporânea é sem dúvida uma oportunidade única e eu fiz a partir dessa oportunidade o que eu creio que seja minha melhor série de pinturas.”

Este momento coroa um trabalho que se iniciou dentro da OMA Galeria, representante do artista no Brasil, visando à internacionalização de seus talentos. Para o galerista Thomaz Pacheco, “Apesar de estarmos em uma situação de pandemia, o que nos impediu de acompanhar a montagem, abertura e todo o desenvolvimento da exposição, estamos muito felizes com essa conquista do artista, sendo um passo importante na consolidação de sua carreira internacional”.

SLAG Gallery 

Facebook: https://www.facebook.com/SlagGallery

Instagram: @slaggallery

Site: https://www.slaggallery.com/

OMA Galeria

Facebook: https://www.facebook.com/omagaleria

Instagram: @omagaleria

Site: https://www.omagaleria.com.

Serviço:

SLAG Gallery:

Evento Cycles to an End

Abertura: 7/1/2020 às 10h00.

Visitação: 7/1 a 14/2/2021.

Horário de funcionamento: de terça a sábado das 10h às 18h.

Endereço: 552 West 19th Street, New York, NY 10011 – EUA

Valor: gratuito

E-mail contato: iliana@slaggallery.com

E-mail contato da OMA Galeria: comunicacao@omagaleria.com.