Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

‘Colecionar Arte: Um Estilo de Vida’ é tema de exposição em Campinas

Campinas, por Kleber Patricio

A marchande Livia Doblas e a diretora da Flamant Brasil, Ann Vanden Avenne.

A marchande Livia Doblas e a diretora da Flamant Brasil, Ann Vanden Avenne.

Colecionar Arte: Um Estilo de Vida – este é o tema da mais nova exposição do Livia Doblas Escritório de Arte, que acontece na loja belga Flamant Brasil, no Cambuí, em Campinas, com abertura no dia 1º de junho às 19h. A exposição pretende fazer um intercâmbio de arte entre o Brasil e outros países, incluindo os da Europa, com uma proposta cultural sem fronteiras.

Para a exposição, a marchande Livia Doblas quer mostrar ao público obras de artistas brasileiros que desenvolveram seus trabalhos e se consagraram na Europa, como Gonçalo Ivo e Arthur Piza, assim como obras de artistas estrangeiros que se consagraram no Brasil, como Lasar Segall, artista modernista nascido no território da atual Lituânia. A curadora também apresenta obras de artistas estrangeiros consagrados, mas que nunca estiveram em terras brasileiras, como as do britânico Tony Bevan e as telas do holandês Ronald Tolman. As obras do artista britânico Tony Bevan também podem ser vistas no MoMA e na Tate Modern, em Londres.

'Os Refugiados' de Lasar Segall.

‘Os Refugiados’, de Lasar Segall.

“Mas também quero dividir o prazer de ter, entre os artistas, um que seja bem brasileiro, como o Araquém Alcântara”, pontua Livia. O brasileiro Araquém Alcântara é apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país. Artista em coleções de peso no Brasil e exterior e presença certa em feiras como SP-Arte, SP-Foto e Arte Rio, o fotógrafo também estará presente na abertura da exposição na loja Flamant.

De acordo com a marchande, a exposição é uma coletiva de artistas escolhidos a dedo por meio do seu olhar apurado e com a sua experiência de quase duas décadas no universo das artes. Apesar da diversidade de artistas, olhares mais atentos percebem uma linha contínua entre as obras que, para a curadora, se unem como arte relevante e de conteúdo. “E a presença do Araquém se deve à necessidade de aproximar obra e artista do público, aguçando a curiosidade em saber mais sobre a história além da simples imagem”, comenta Livia.

Colecionar

A exposição marca a parceria entre o escritório de arte e a concept store com o objetivo de difundir arte consagrada e com assinatura para um público ávido por exclusividade, beleza, história, cultura e investimento. “Antes de tudo, o marchand é um colecionador. Quando a gente conhece o trabalho do artista e se emociona pela beleza da obra, pela história agregada à arte, originalidade ou pela história de vida do autor, o marchand se apaixona, se envolve e tem a necessidade de compartilhar esta experiência”, explica Livia.

Araquém Alcântara - Capa do livro ‘Brasileiros 1994’.

Araquém Alcântara – Capa do livro ‘Brasileiros 1994’.

A ideia de dividir conhecimento é compartilhada pela diretora da Flamant Brasil, Ann Vanden Avenne, que abraçou esta empreitada por acreditar que exista público interessado em arte, mesmo que ainda tímido. “Conviver com a arte já faz parte do life style da cultura europeia de uma maneira natural, diferente do hábito do brasileiro. Talvez, seja necessário quebrar alguns preconceitos”, avalia Ann. De origem Belga, a loja está presente em 50 países. Desta forma, carrega o conceito internacional de comercializar móveis e objetos de decoração de várias partes do mundo. Por isso, a exposição se insere na experiência e no conceito da marca Flamant.

Para o diretor de marketing da Flamant Brasil, Ricardo Cury, a curadoria de arte da Livia Doblas só acrescenta ao padrão de qualidade e exclusividade que a loja impõe em sua missão. Após a vernissage, as obras de arte continuarão instaladas na loja e se reciclam como forma de aproximar o olhar do frequentador ao universo das artes.

Serviço:

O quê? Exposição Colecionar Arte: Um Estilo de Vida

Quando? 1º de junho de 2016

Horário? 19 horas

Onde? Flamant Brasil: Rua José Pires Neto, 376 – Cambuí – Campinas

Quanto? Gratuito

Mais informações:

Livia Doblas – Livia Doblas Escritório de Arte

(11) 98689-3620 | (19) 98400-0408

livia@liviadoblas.com.br.