A intenção do conjunto de Choro Manteiga de Garrafa, baseado em Campinas/SP, era levar a música instrumental brasileira às ruas e ir, como bons artistas, aonde o povo está. Contemplado no Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, o projeto Manteiga de Garrafa no Coreto consistia em apresentações gratuitas em coretos de praças públicas pelo interior paulista, mas veio a pandemia e a necessidade de isolamento social se impôs, obrigando a trupe a se adaptar. Nasceu aí a Semana Manteiga de Garrafa no coreto – Mostra Online, que será exibida em cinco programas no canal do grupo no YouTube entre os dias 12 e 16 de fevereiro, com uma live na estreia — opção de diversão segura a partir da sexta-feira que daria início, não fosse o coronavírus, à folia de Carnaval.
“A mostra contém o repertório original do projeto, além de falas e comentários sobre a história do Choro”, informa a cavaquinista Bruna Takeuti, que integra o Manteiga de Garrafa com Rafael Yasuda (bandolim e violão tenor), André Ribeiro (pandeiro) e Daniel Bueno (violão 7 cordas). A mostra online conta ainda com dois convidados especiais, músicos de referência no meio: a flautista Corina Meyer, integrante do Choro das 3, e o violonista Alessandro Penezzi. “São grandes músicos e muito queridos por nós, do Manteiga”, afirma Bruna.
O conjunto e os convidados não se encontraram para a produção: tudo foi feito individualmente e reunido na edição, a cargo de uma equipe de profissionais de audiovisual. A mudança no formato, que passou do objetivo de reunir o maior número de pessoas e revitalizar espaços urbanos de convívio para gravações individuais, demandou esforços técnicos e pessoais dos músicos. “A ideia de levar o Chorinho pros coretos era proporcionar a vivência da música instrumental brasileira como antigamente, de uma forma livre, com acesso a todos, tocando e conversando com quem estivesse lá nas praças. Infelizmente não deu e a gente teve que reestruturar”, afirma Bruna.
A cavaquinista diz que uma das dificuldades foi ter que abrir mão da “conversa” com os instrumentos dos parceiros de palco. “As gravações de Choro à distância são um grande desafio, porque essa é uma música de conjunto, é uma grande conversa instrumental de momento. Eu só ouvia no fone e ficava interagindo com aquela gravação, que era feita numa sequência; primeiro um gravava, mandava pro outro, aí o outro gravava em cima do que aquele primeiro fez e assim por diante”, afirma Bruna.
“A troca pro virtual por causa da pandemia foi um choque pra gente, mas nos adaptamos. Esse é o formato em que estamos podendo nos expressar, que nos exigiu dedicação ao estudo técnico. Foi um momento de aprendizado e reflexão”, comenta o bandolinista e violonista Rafael Yasuda.
Para o violonista Daniel Bueno, apesar da mudança, os coretos de certa forma estarão representados e o grupo cumpriu o seu propósito. “Estamos trazendo o imaginário dos coretos na produção e o Manteiga conseguiu fazer o seu trabalho de uma forma segura. Em tempos de pandemia, pudemos ressignificar nosso projeto sem colocar ninguém em risco”.
“Para mim, não há encontro online que substitua a relação humana presencial. Por outro lado, acaba sendo uma forma de levar esse trabalho para muitas pessoas que talvez não tivessem a oportunidade de assistir a uma apresentação ao vivo. Assim, o alcance aumenta, pois além da rede não ter fronteiras, o material ficará disponível e poderá ser acessado mesmo após a semana de exibição”, completa o pandeirista André Ribeiro.
A mostra |Os cinco programas da Semana Manteiga de Garrafa no coreto – Mostra Online serão disponibilizados no canal do conjunto no YouTube, sempre a partir das 20h, nos dias 12, 13, 14, 15 e 16 de fevereiro. Para a estreia na sexta-feira, dia 12, o projeto contará com uma live em que os integrantes e convidados abrirão suas câmeras para dar as boas-vindas e conversar com a audiência. O encontro virtual será moderado por Pedro Spagnol.
A cavaquinista Bruna Takeuti explica que a exibição por episódios visa reforçar a sensação de proximidade e convívio com o público. “A gente escolheu fazer programas curtos para que fique prazeroso, um momento de vivência com a música brasileira, com o nosso Chorinho, com a partilha de histórias gostosas. Pra que o pessoal possa assistir um pouquinho hoje, amanhã tem programa de novo e, assim, eles fiquem uma semana com o Manteiga de Garrafa”.
No repertório executado pelo conjunto estão clássicos do Choro: No coreto (Pedro Amorim); Odeon (Ernesto Nazareth); Noites cariocas e Remeleixo (Jacob do Bandolim); Gaúcho (Chiquinha Gonzaga); Lamentos e Carinhoso (Pixinguinha); Amoroso e Vamos acabar com o baile (Garoto); Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu); Magoado (Dilermando Reis), Delicado e Brasileirinho (Waldir Azevedo).
O meio digital possibilitou também a inserção de uma videoarte produzida no coreto da Praça Carlos Gomes, em Campinas, simbolizando o local como alicerce da apresentação do conjunto no projeto. Completam o conteúdo depoimentos sobre a importância dos coretos no Choro, com a participação de convidados: Alessandro Penezzi, violonista de Piracicaba consagrado em âmbito nacional e internacional que gravou com grandes nomes da música brasileira e Corina Meyer, de Porto Feliz, também do interior paulista, flautista integrante do Choro das 3, conjunto importante para o Choro na atualidade tanto pela representatividade feminina, quanto pelo uso das mídias sociais como forma de difusão.
“É uma alegria tocar com músicos jovens, talentosos e tão cuidadosos com o Choro”, diz Penezzi. Corina Meyer destaca a cumplicidade e intimidade musical do quarteto: “O Manteiga é um grupo que eu admiro muito; estão sempre muito bem ensaiados, é gostosa essa integridade sonora”.
Como membro de outro grupo misto, a flautista também destaca a importância da presença feminina. “É muito bom ter a Bruna no Manteiga, porque, enquanto a gente estiver fazendo grupos só de mulheres, significa que a gente ainda não conseguiu vencer e ultrapassar essa barreira no mercado de trabalho. Eu acho fantástico e acho que nós, mulheres, só teremos conseguido conquistar nosso espaço na música quando tivermos mais grupos mistos”.
Ação social | O projeto original previa, como contrapartida social ao ProAC, visitas a uma escola de Educação Infantil e a uma Instituição de Longa Permanência do Idoso (ILPI), ambas de gestão Municipal, em cada uma das cidades paulistas que receberia a turnê (Campinas, Sumaré, Hortolândia, Indaiatuba, Paulínia, Piracicaba, Itu e Valinhos), com o objetivo de promover apresentações educativas a pessoas com menos acesso ou impossibilitadas de deslocar-se aos locais dos shows. “O objetivo do grupo era dialogar tanto com os mais velhos, que talvez já conhecessem o gênero, como introduzir o choro para as crianças, formando público”, afirma Bruna Takeuti. Com a adaptação ao formato virtual, o Manteiga de Garrafa produzirá dois vídeos educativos com os temas História do choro e Instrumentos do choro, que serão disponibilizados para as mesmas entidades.
Serviço:
Semana Manteiga de Garrafa no coreto – Mostra Online
Quando: de 12 a 16 de fevereiro, às 20h
Onde: canal Manteiga de Garrafa Choro, no link https://www.youtube.com/channel/UC8RHKuMw9eu8Iwp97SZkNzA
Links dos episódios estarão disponíveis também no site: www.choromanteiga.com
Redes sociais:
https://www.facebook.com/choromanteiga/
https://www.instagram.com/choromanteiga/.
Sobre o conjunto | O Manteiga de Garrafa é um conjunto de Choro em sua forma tradicional de instrumentação e sonoridade que busca fortalecer e difundir a música brasileira instrumental. Seu repertório percorre desde os mais antigos chorões, como Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga, passando pelos consagrados Pixinguinha e Jacob do Bandolim, até os modernos Choros de Paulinho da Viola. Tem como grande inspiração o célebre conjunto regional Época de Ouro, de Jacob do Bandolim.
Sobre os integrantes:
André Ribeiro – pandeiro | Bacharel em música popular pela Unicamp. Apresentou-se ao lado de ícones da música como Alessandro Penezzi e Izaías Bueno de Almeida. Realizou em 2004 o Concerto em Sol Maior para dois bandolins, de Antonio Vivaldi, com a Orquestra Sinfônica da Unicamp. Venceu em 2009 o 8º Prêmio Nabor Pires Camargo – Instrumentista. Gravou cinco discos, sendo o último, Saudação Campineira, contemplado pelo FICC Campinas.
Rafael Yasuda – bandolim/violão tenor | Formado no curso de Música Popular pela Unicamp. Gravou o disco Sambas Contemporâneos com o grupo Maíra Guedes e os Baluartes, em 2016. Foi semifinalista no concurso Exposamba da Rede Globo, em 2014. Participou de vários encontros e cursos de Música Popular, principalmente de Choro, tais como Semana Seu Geraldo, em Leme e Encontro de Choro Campinas, nos quais teve aulas com importantes nomes, como Pedro Aragão (bandolim) e Mauricio Carrilho (violão). Foi premiado em 4º lugar no 18º Prêmio Nabor Pires Camargo – Instrumentista em Indaiatuba, em 2019. Atualmente cursa Mestrado em Música na Unicamp.
Bruna Takeuti – cavaco | Iniciou sua trajetória musical como cantora em projetos de Samba em Piracicaba/SP e região. Estudou cavaquinho com os grandes cavaquinistas Rafael Barros e Lucas Arantes. Participou de eventos de Choro como Semana Seu Geraldo, em Leme, Festival de Inverno, da Casa do Choro, no Rio de Janeiro/RJ e Festival da Primavera, da Escola Portátil de Música de Florianópolis/SC, nos quais teve oportunidade de se aproximar da linguagem do Choro carioca com os professores Jayme Vignoli, Maurício Carrilho e Luciana Rabello. Atualmente, estuda cavaquinho no curso de Choro do Conservatório Dramático “Dr. Carlos de Campos”, em Tatuí/SP.
Daniel Bueno – violão 7 cordas | Bacharel em Violão Popular pela Unicamp, formado em 2014. Iniciou seus estudos no choro com Emiliano Castro (em São Paulo, capital) e posteriormente com Eduardo Lobo (Campinas/SP). Assistiu a cursos livres de Choro em Leme, Curitiba e Ourinhos, com Maurício Carrilho e Jayme Vignolli. Atualmente cursa Mestrado em Música na Unicamp, na área de etnomusicologia, com pesquisa sobre a percepção, agência e efeitos da música no cotidiano.
Ficha Técnica – Semana Manteiga de Garrafa – Mostra Online
Conjunto Manteiga de Garrafa:
Rafael Yasuda (bandolim, violão tenor)
Daniel Bueno (violão 7 cordas)
Bruna Takeuti (cavaco)
André Ribeiro (pandeiro)
Músicos convidados:
Corina Meyer (flauta)
Alessandro Penezzi (violão)
Edição de vídeos e direção de fotografia: Fuligem Comunicação e Arte
Gravações de músicas e falas: os próprios músicos, em suas casas
Filmagens cenográficas: Pedro Spagnol (BECYN)
Fotografia: Nina Pires
Pesquisa: Conjunto Manteiga de Garrafa
Edição de som, mixagem e masterização: Guilherme Sakamuta
Produção: Conjunto Manteiga de Garrafa
Assessoria de imprensa: Sammya Araújo Jornalismo e Serviços de Comunicação
Designer gráfico: Alexandre Beraldo
Moderador da live – 1º dia da Mostra: Pedro Spagnol
Realização:
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Programa de Ação Cultural – ProAC.