No dia 14 de fevereiro comemora-se o Dia do Botonista, em homenagem ao aniversário do pintor e ator Geraldo Cardoso Decourt, que inventou o jogo no início da década de 30. Para celebrar a data, no próximo dia 14 (domingo), às 11h, o Museu do Futebol realiza uma live com o tema Futebol de botão: de brinquedo a profissão, com transmissão no Facebook e no YouTube. O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Participam do papo os colecionadores Luciano Araujo, da Botões Clássicos, o publicitário Alexandre Sousa e o médico intensivista Haggeas Fernandes. A mediação é do jornalista e documentarista Paulo Júnior, que apresenta o podcast Meu Time de Botão, da Central3.
Em uma época em que não existia videogame, computador e internet, as crianças se divertiam criando jogos com os materiais que tinham à mão. O futebol de botão se popularizou nos anos 80 e logo virou paixão nacional. Até mesmo o Rei Pelé conta que brincava na infância.
Assim, o debate vai atravessar o papel da memória afetiva do jogo e sua importância para a formação dos jovens torcedores no país do futebol, passando também pela história, profissionalização, pela paixão dos colecionadores e por como a atividade tem sido um processo terapêutico durante a pandemia.
A transmissão será feita nos canais do Museu do Futebol:
No Youtube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/
No Facebook: https://pt-br.facebook.com/museudofutebol/.
Sobre o Museu do Futebol | O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.
O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.
Patrocinadores e parceiros | A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o projeto Museu Amigo do Idoso. Tem como apoiadores Sportv/Globo, EMS Farmacêutica e TIVIT. São suas empresas parceiras Evonik e Pinheiro Neto Advogados. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O Museu do Futebol conta com as Leis Federais de Incentivo à Cultura e ao Esporte e com o Pro-MAC da Prefeitura de São Paulo.