Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Paulo Nenflidio revela “Universo Invisível” em exposição no MAC-USP

São Paulo, por Kleber Patricio

Instalação da obra “Experimento de Suspensão n1”. A rocha de arenito fica suspensa a 80 cm do chão – Dimensões variáveis – Instalação com linhas de nylon, rocha de arenito, roldanas, contrapesos de aço, base de Marupá e caixa de Cedro Rosa. Crédito das fotos: divulgação/MAC-USP.

Com início em 20 de fevereiro, a exposição Universo Invisível, no Museu de Arte Contemporânea da USP, traz seis obras inéditas de Paulo Nenflidio que pretendem revelar os fenômenos físicos que não podemos ver, como a gravidade, o equilíbrio e a tensão, por meio da união entre arte, ciência e tecnologia.

Uma das obras em exposição, Experimento de Suspensão nº 1, é composta por um conjunto de roldanas, contrapesos de aço, linhas de nylon e uma rocha. Como o nome sugere, estes elementos são usados para suspender a rocha de quase 6 kg no ar, tarefa que seria impossível se não fosse o delicado equilíbrio de forças encontrado por Nenflidio para contornar a gravidade. A rocha ao mesmo tempo é suspensa e suspende os contrapesos de aço, numa condição em que qualquer mínima mudança na configuração seria suficiente para acabar com a estabilidade do conjunto.

“Experimento de Suspensão n1”, de Paulo Nenflidio, em sua forma desmontada na caixa. Dimensões variáveis – Instalação com linhas de nylon, rocha de arenito, roldanas, contrapesos de aço, base de Marupá e caixa de Cedro Rosa.

O artista tem formação dupla em Artes Visuais e em Eletrônica, o que ajuda a explicar sua forma de ver o mundo e de criar, que lembra estudiosos do passado, como Leonardo da Vinci, numa época onde os conhecimentos das áreas de arte e ciência ainda andavam juntos. Isso confere à sua produção um caráter simultâneo de obra de arte e invenção. Apesar de revelarem fenômenos complexos, suas criações têm apresentação minimalista, como em Tricórdio nº 1, composta por três cordas de aço tensionadas por pontes de madeira. A tensão nas cordas manifesta um som latente, ao mesmo tempo em que o arranjo das mesmas faz alusão à união de três pontos para formar um plano no espaço.

Não é de agora que Nenflidio se interessa pelos fenômenos da natureza e da física, tendo trabalhado anteriormente com o eletromagnetismo, o som e a eletrônica, entre outros, o que lhe rendeu o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia por trabalho realizado. A mostra atual, premiada pelo Edital de Exposições Temporárias 2019/2020 do MAC-USP, serve como lembrete de que, muitas vezes, não reparamos nas forças da natureza que nos circundam e nos afetam a todo o tempo.

Serviço:  

Mostra Universo Invisível

Local: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Vila Mariana, São Paulo/SP

Abertura: 20/2/2021

Visitação: 20/2/2021 a 23/5/2021

Horário de visitação: terça a sexta, das 11h às 19h

Site: https://www.mac.usp.br/

Facebook: https://pt-br.facebook.com/usp.mac/

Instagram: https://www.instagram.com/mac_usp/?hl=pt-br

Valor: gratuito mediante agendamento através da plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/visitamacusp.