Durante uma viagem pelo pantanal mato-grossense, em meio às imensas áreas de inundação sem quaisquer cercas que as delimitassem, o artista Carlito Carvalhosa pensou o quanto somos habituados a ver o campo definido pelas cercas que dividem pastos, propriedades e áreas em geral. A partir da reflexão, ele deu origem ao site specific Área de Propriedade (2020), instalação que agora ocupa 195 metros de extensão da FAMA Campo – extensão da FAMA Museu – Fábrica de Arte Marcos Amaro –, situada em Mairinque, no interior de São Paulo. O público poderá conhecer a obra por meio de visita virtual no dia 21 de fevereiro, às 19h, no canal do museu no YouTube (https://www.youtube.com/famamuseu).
Concebida para a FAMA Campo, a instalação de Carlito busca tornar visível o que passa despercebido aos olhos cotidianos e questionar a relação entre a imagem e a função daquilo que nos cerca. Aos olhos do artista, a paisagem sem limites era algo novo, mas evidentemente o estado original da paisagem.
Área de Propriedade é composta por uma cerca de mais de 8 metros de altura, com fio situado a cerca de 2,5 metros do chão. Paradoxalmente, a obra divide visualmente o espaço do Museu, mas não impede que pessoas ou mesmo animais atravessem a cerca. Tão imponente quanto incapaz.
Criada em 2019 para receber exposições a céu aberto, a FAMA Campo é um espaço onde artistas podem experimentar o conflito entre suas técnicas e, principalmente, materiais, dentro da imprevisibilidade da natureza.
A provocação aos artistas que, como Carlito Carvalhosa, têm suas obras no local é justamente a do perecível, do transitório e da potência entre materialidade da arte e da transformação do tempo, das condições, das mutações invariáveis da exposição dessas obras ao espaço aberto.
Serviço:
Área de Propriedade, site specific de Carlito Carvalhosa
Local: FAMA Campo
Visita virtual: 21 de fevereiro, às 19h, no canal do museu no YouTube (https://www.youtube.com/famamuseu).