Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Sapezal Golf recebe concerto da Camerata Filarmônica de Indaiatuba

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: divulgação/Acafi.

Com o objetivo de seguir oferecendo concertos de excelência para a população e de garantir acesso gratuito ao ensino de música para jovens e adultos em formação, a Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba (Acafi) criou o projeto Clube Camerata, uma temporada de concertos que serão realizados em parceria com a Sapezal Golf para fomentar o mecenato e a continuidade dos projetos mantidos com recursos próprios da instituição.

Para a primeira apresentação dos Concertos ao Entardecer, a Camerata Filarmônica de Indaiatuba recebe como solista o renomado violinista e maestro Cláudio Cruz sob regência e direção artística da maestrina Natália Larangeira. Serão executados os icônicos concertos La primavera e Inverno, da série de concertos As quatro estações, de Vivaldi, a obra Divertimento em Re, de Mozart e a obra Oblivion, do compositor homenageado do ano, o argentino Astor Piazzola.

Todos os recursos arrecadados com o concerto o serão destinados à sustentabilidade dos projetos Camerata Aprendiz, para músicos iniciantes; Camerata Jovem, para estudantes de música em busca de prática orquestral; Camerata Filarmônica Brasileira, orquestra profissional voltada à divulgação da música erudita brasileira, Camerata Filarmônica de Indaiatuba, orquestra profissional, Quarteto Lirius, quarteto de cordas feminino e Academia Acafi, responsável pela promoção de festivais, masterclasses e cursos de especialização com professores e artistas renomados.

Hoje, esses projetos contam com o patrocínio de empresas da cidade, como a Filtros Mann e Tuberfil, além do apoio das empresas Keltec, CSM tube, Abelv, Diso Alimentos, Lógica Assessoria Contábil e Advance Tintas, bem como de todos os amigos da Acafi. Todos poderão se juntar à causa e contribuir para transformar vidas por meio da música.

As contribuições voluntárias poderão ser feitas via QR Code durante a transmissão ou por meio da assinatura mensal como amigo do projeto pelo website da Acafi. Vale mencionar que, além de todos estes projetos, a Acafi conta também, desde 2019, com uma parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, para a manutenção do projeto Camerata Comunidade, que atende crianças de 6 a 16 anos no contra turno escolar com aulas de instrumentos de cordas friccionadas e de musicalização infantil, nas turmas dos Encontros Musicais, bem como realiza concertos didáticos do quarteto de cordas dos professores do projeto e concertos do Quarteto Guarany nos eventos culturais organizados pelo município.

Sobre o solista Cláudio Cruz | Iniciou-se na música com seu pai e posteriormente recebeu orientações de Erich Lenninger, Maria Vischnia (violino) e George Olivier Toni (Teoria e Regência). Foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), Prêmio Carlos Gomes, Prêmio Bravo e Grammy Awards, entre outros. Tem atuado como Regente Convidado em diversas orquestras; entre elas, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), Orquestra Sinfônica Brasileira, Petrobras Sinfônica, Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica de Brasília, Orquestra Sinfônica de Curitiba, Orquestra de Câmara de Osaka, Orquestra de Câmara de Toulouse, Orquestra Sinfônica de Avignon, Northern Sinfonia (Inglaterra), a Sinfonia Varsovia, New Japan Philharmonic, Hyogo Academy Orchestra, Hiroshima Symphony (Japão), Vogtland Philharmonie (Alemanha) e Jerusalem Symphony Orchestra, entre outras. Participou de diversos Festivais de Música. No Brasil, destaca-se sua participação como Regente da Orquestra Acadêmica do Festival Internacional de Campos de Jordão em 2010 e 2011; também participou do Festival de Verão da Carinthia (Áutria) e Festival Internacional de Música de Cartagena, onde atuou como camerista e Regente Convidado da Osesp. Foi diretor musical da Orquestra de Câmara Villa-Lobos e Regente Titular das Sinfônicas de Ribeirão Preto e de Campinas. Gravou três CDs com a Orquestra de Câmara Villa-Lobos, sendo um deles inteiramente consagrado a obras de Edino Krieger. Com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, gravou um CD de Sinfonias (Quinta Sinfonia de Beethoven e Sinfonia Quarenta de Mozart), um CD de aberturas de óperas e um CD de Antônio Carlos Jobim (arranjos feitos por Mario Adnet especialmente para esta orquestra). Com a Orquestra Sinfônica de Campinas, gravou o CD Campinas de Todos os Sons, com obras de Carlos Gomes. Com a Northern Sinfonia gravou um CD (selo Avie) com obras de E. Elgar e Hans Gal, indicado ao Grammy Awards  2013. Neste mesmo ano, gravou um CD com obras de Olivier Toni (selo SESC). Em 2016, lançou o primeiro CD da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo contendo peças de Villa-Lobos, Guerra-Peixe e Shostakovich. Gravou no mês de agosto o segundo CD desta orquestra com obras de Berlioz e Tchaikovsky.

Atuou como diretor artístico e regente nas montagens das óperas Lo Schiavo e Don Giovanni em Campinas, e Rigoletto e La Boheme em Ribeirão Preto. De 1990 a 2014, ocupou o cargo de Spalla da Osesp. Em 2018, foi Maestro Titular da Orquestra Sinfonica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente, é primeiro violino do Quarteto Carlos Gomes e regente e diretor musical da Orquestra Jovem do Estado de SP. Com esta, participou do Festival MDR Musiksommer, na Alemanha, em 2012; Festival Young Euro Classic, em Berlim, em 2013; Festival Berlioz, na França e no Grachtenfestival, em Amsterdam, em 2014. Em março de 2015, realizou concertos no Lincoln Center, em Nova York e no Kennedy Center, em Washington. Na temporada 2017-18 realizou concertos nos EUA, Japão e Uruguai e com diversas orquestras brasileiras.

Em 2019, gravou um CD com obras de Cláudio Santoro com a Orquestra Jovem do Estado de SP, os trios de Villa-Lobos com Antônio Meneses e Ricardo Castro, os Quartetos de Meneleu Campos e Quarteto Nº 3 de Villa-Lobos com o Quarteto Carlos Gomes, valsas e choros com Rafael Santos e vários estudos para violino solo.

Serviço:

Concertos ao Entardecer – Temporada Clube Camerata com Camerata Filarmônica de Indaiatuba

Data: 28/2/2021

Horário: 17h30

Página do evento no Facebook: https://fb.me/e/4bxJuD0UG

Instagram: @camerataacafi

Mais informações: contato@cameratafilarmonica.org