Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Biografia sobre Gabriel García Márquez baseada em história oral chega às livrarias no aniversário do escritor

São Paulo, por Kleber Patricio

“O charme do livro são as histórias, confidências e fofocas que um escritor não usaria em uma biografia tradicional” – The Financial Times.

Lançamento pelo selo Crítica, Solidão e companhia é uma biografia diferente de tudo que já foi publicado sobre o escritor mais importante da América Latina: Gabriel García Márquez. Na obra, a jornalista Silvana Paternostro compila relatos de pessoas que conheceram ou testemunharam a vida de Gabo antes dele se tornar um escritor célebre. Amigos, familiares e personagens que aparecem em Cem anos de solidão descrevem o homem que se tornou um dos maiores escritores de todos os tempos.

O livro é dividido em duas partes: o antes e o depois de Cem anos de solidão. Na primeira, os irmãos e amigos falam sobre a vida de García Márquez antes dele se tornar uma figura amada internacionalmente. Depois, a história do homem célebre e premiado é contada. Da infância às dificuldades para escrever “o grande romance”, diversas personagens apresentam suas versões sobre o escritor – inclusive seus erros, derrotas, amores e inimizades.

Solidão e companhia é um livro que combina vozes para construir o retrato humano do personagem que viria a ser uma lenda. Até a data de seu nascimento tem história: em seu relato, o irmão do escritor, Luis Enrique García Márquez, conta que Gabo decidiu trocar a data do seu nascimento de 1927 para 1928 para coincidir com o ano do massacre dos trabalhadores da norte-americana United Fruit Company pelo Exército colombiano, atacados enquanto protestavam por melhores condições de trabalho. O episódio ficou conhecido como Massacre das Bananeiras e foi um marco na vida do escritor. Nascido em 6 de março de 1927, García Márquez faria 94 anos no próximo sábado.

Ficha técnica

Título: Solidão e Companhia

Autor: Silvana Paternostro

Tradutor: Carla Fortino

Páginas: 288

Preço livro físico: R$47,90

Editora Planeta – Selo Crítica

Sobre a autora | Silvana Paternostro nasceu em Barranquilla, cidade onde García Márquez e seus amigos se encontravam e de onde saíram os personagens para Cem anos de solidão. Desde criança, ela ouvia histórias sobre o autor, com quem chegou a estudar. Formou-se em jornalismo nos Estados Unidos e escreve para diversos jornais e revistas de renome, como The New York Times, The Washington Post, Vogue e Paris Review. Jornalista premiada, foi escolhida pela revista Time/rede CNN como uma das 50 líderes latino-americanas do milênio. Mora em Nova York.

Sobre o Selo Crítica | Criado na Espanha, em 1976, o selo Crítica é conhecido pela qualidade de seus títulos na área de história, ensaios e divulgação científica. Lançado no Brasil em 2016, já publicou grandes nomes como Niall Ferguson, Noam Chomsky, Antony Beevor, Mary Beard, Andrea Wulf, Michio Kaku, Miguel Nicolelis, Richard J. Evans, Martin Gilbert e Madeleine Albright.