Silk é o título da nova exposição do Museo Salvatore Ferragamo. A exposição visa ilustrar, através do arquivo da maison, o longo processo criativo por trás das estampas de seda – em particular os lenços, que por sua natureza de pintura experimentam a perfeita união entre a intuição criativa e o artesanato industrial de alto nível. Fundamental para a realização do caminho da exposição, do ponto de vista curatorial para o projeto de montagem, é a forma como foram desenvolvidas inspirações e ideias por trás de cada desenho, como múltiplas colagens de diferentes referências: um mood board que permite reconstruir o itinerário criativo e cultural na origem de cada estampa de seda.
O sonho de Salvatore, fundador da empresa, era transformar sua marca de renome internacional em uma marca de moda que se vestisse da cabeça aos pés. Foi a partir dos anos 70 que este sonho se tornou realidade graças a uma de suas filhas, Fulvia, que lançou a produção contínua de acessórios de seda. A magia da seda surgiu no mundo da Ferragamo tornando-se um sinal de grande distinção da marca graças também aos temas de suas estampas de seda inspiradas pela natureza e pelos animais que povoam paisagens exóticas, selvas e savanas fantásticas.
Com suas exposições, o Museo Salvatore Ferragamo pretende promover o diálogo entre arte e moda envolvendo artistas contemporâneos. A exposição começa com uma instalação dos dois artistas chineses, Sun Yuan & Peng Yu, intitulada Were creatures born celestial?, que conceitualmente exemplifica como a Rota da Seda tem sido um terreno fértil para encontros e trocas entre Oriente e Ocidente.
Em apoio à exposição e para quebrar qualquer obstáculo à experiência da visita no local, uma visita virtual exclusiva disponível em italiano e inglês, acessível de todo o mundo, conduzirá os visitantes dentro do museu. As seções da exposição podem ser visitadas usando seus dispositivos, a qualquer momento, no museo.ferragamo.com. Um documentário sobre a exposição e muito mais, também será distribuído a partir de 29 de abril na Sky Arte.
Graças aos guias e entrevistas ao curador e a outros protagonistas, você descobrirá o andamento das seções da exposição a partir da entrada do Palazzo Spini Feroni, o palácio que também foi o tema impresso no primeiro lenço feito pela maison, mesmo antes de Ferragamo decidir criá-los e produzi-los em série – um precursor de uma aventura que começaria apenas dez anos mais tarde, em 1971, quando sua filha Fulvia ingressou na empresa.
Com curadoria de Stefania Ricci
Expositora Judith Clark
Instalação de Sun Yuan & Peng Yu
Em colaboração com a GALLERIA CONTINUA