Enquanto as pessoas aguardam – a maioria, muito ansiosamente – o momento em que poderemos retomar as nossas viagens, a Booking.com, plataforma líder digital de viagens, com a missão de tornar mais fácil a todos explorar o mundo, assim que for seguro, quer inspirar as pessoas a descobrirem lugares diferentes e inusitados ao redor do planeta. Pensando nisso, a empresa selecionou seis destinos pelo mundo que se destacam pelas suas cores, com arquitetura multicolorida, culinária aromática e saborosa e clima ensolarado.
Chefchaouen, Marrocos | Queridinha dos usuários de redes sociais, a “cidade azul” do Marrocos é um colírio para os olhos, com suas inúmeras casas e lojas pintadas em vários tons vivos de azul. Aquecida pelo sol do norte da África e repleta de sons e aromas dos famosos souks (mercados tradicionais locais), Chefchaouen atrai quem busca o perfume dos temperos moídos na hora e o burburinho dos compradores em busca da melhor pechincha. A cidade é ideal para viajantes que não curtem temperaturas escaldantes e preferem um ambiente menos agitado. No entanto, se quiser aumentar a temperatura, é possível desfrutar de um dos vários hammams (banhos turcos tradicionais), tornando um programa perfeito para relaxar após um dia de passeio pela cidade.
Onde se hospedar: Dar Jasmine é uma pousada aconchegante, pertinho de Ras El Ma, a linda fonte de água potável da vila. Como só é possível chegar a Chefchaouen de carro ou ônibus, também vale a pena dar um pulinho em Fez enquanto estiver viajando pela região. A antiga cidade murada fica a cerca de 4,5h de carro de Chefchaouen e é repleta de vielas estreitas, jardins ocultos e aromas tentadores.
Bo-Kaap, Cidade do Cabo, África do Sul | Para garantir uma boa dose de cor e sabor, o viajante pode passar o dia conhecendo o bairro histórico de Bo-Kaap, com suas casas multicoloridas e ruas de paralelepípedo. Bo-Kaap significa acima do Cabo em africâner. O bairro é conhecido como o Bairro dos Malaios do Cabo, centro da cultura malaia na cidade. Uma mistura de influências indonésias e europeias que remontam ao período colonial holandês, Bo-Kaap oferece inúmeros restaurantes e mercados para aproveitar. Quem vai a esse lugar não pode deixar de provar o curry adocicado e apimentado dos Malaios do Cabo e visitar o Museu de Bo-Kaap, que fica em um prédio restaurado dos anos 1760.
Onde se hospedar: A Nazari House oferece apartamentos coloridos e modernos no meio de Bo-Kaap, além de ser um ponto de partida ideal para explorar esse bairro colorido, assim como toda a região da Cidade do Cabo.
Jodhpur, Índia | Com milhares de casas de todos os tons possíveis de azul, inicialmente Jodhpur parece um destino inusitado para quem quer fugir da monotonia; porém, sua arquitetura histórica e comida de rua bem temperada confirmam que esse é um destino bastante agradável e colorido. O imponente Forte Mehrangarh é um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade. De cor areia, foi construído em 1459, fica 125 metros acima da cidade e é um dos maiores fortes da Índia. Outras atividades imperdíveis incluem passear pelos Jardins Mandore para admirar os templos e o paisagismo impecável, além de provar as iguarias locais, como mirchi bada, um petisco apimentado tradicional, e pyaaz ki kachori, um salgado frito e recheado com cebola apimentada.
Onde se hospedar: O Ratan Vilas é uma verdadeira maravilha arquitetônica. Localizado a uma curta distância de carro do Forte Mehrangarh, o hóspede poderá desfrutar de uma piscina ao ar livre e saborear especialidades indianas e continentais no restaurante. A acomodação é uma mistura perfeita de luxo, charme e tranquilidade para quem quiser fugir da correria.
Viejo San Juan, Porto Rico | San Juan é uma cidade é famosa por sua culinária, vida noturna e arquitetura espanhola colorida no centro histórico, conhecido como Viejo San Juan. A melhor forma de conhecer essa cidade revestida de paralelepípedos é caminhando. Seja passeando pelas lindas praças e tomando um solzinho durante o dia ou dançando salsa, flamenco, chá-chá-chá e jazz em uma festa de rua espontânea a noite inteira com os moradores simpáticos, San Juan é perfeita para quem quer uma viagem animada.
Onde se hospedar: Localizado bem no meio do agitado bairro de Santurce, o Santurcia Hostel é perfeito para conhecer outros viajantes de diferentes países. Com design moderno e um terraço na cobertura com vista para a cidade, essa acomodação organiza eventos especiais como yoga e noites de cinema, tornando a estadia dos hóspedes ainda mais completa.
Willemstad, Curaçao, Antilhas Holandesas | A capital de Curaçao ostenta sua arquitetura holandesa tradicional em tons vivos de laranja, rosa e amarelo. A cidade super fotogênica é Patrimônio da Unesco e esbanja oportunidades inspiradoras para alegrar o humor dos viajantes. Por lá, é possível provar as frutas frescas do famoso mercado flutuante, passear pelas ruas de paralelepípedo do calçadão histórico ou tirar uma foto do porto na Ponte Queen Emma. Muito recomendada por clientes da Booking.com por suas praias, oportunidade para relaxar, praticar mergulho com snorkel e pelo seu clima ensolarado, Willemstad agrada a todos. Com mais de 20 praias para visitar em uma área relativamente pequena (444 km²), um dos melhores jeitos de conhecer a beleza natural impressionante da ilha é alugando um carro. Ao final do dia, uma deliciosa opção é apreciar um coquetel à beira-mar preparado com o famoso licor azul da ilha.
Onde se hospedar: Bem no centro de Willemstad, a uma curta caminhada do mar, o Bed & Bike Curacao oferece bicicletas grátis para os hóspedes passearem pela cidade. O hostel colorido fica no famoso bairro de Pietermaai, que conta com restaurantes finos e excelente vida noturna, ideal para conhecer outros viajantes do mundo, além de artistas locais e apaixonados por música.
George Town, Penang | Unindo o antigo e o moderno, a capital da ilha malaia de Penang é um destino animado, cheio de história e repleto de arte contemporânea e tradicional. Esbanjando calor de dezembro a abril e com tempo bom o ano todo, essa cidade também é Patrimônio da Unesco e perfeita para passear a pé, enquanto se pode admirar a belíssima arte de rua, casas antigas, lojas chinesas, lindos templos, mesquitas e igrejas. Considerada a capital gastronômica da Malásia, a cidade adotou a tendência dos food trucks e oferece uma variedade imensa de opções, incluindo comida indiana, cantonesa, malaia e sino-hokkien. Os amantes de café também estarão bem-servidos por inúmeras cafeterias badaladas para relaxar quando visitarem a cidade.
Onde se hospedar: Cercado de várias lojas e restaurantes o, Campbell House é um hotel-butique de luxo charmoso e sofisticado. Embora George Town tenha uma comida de rua deliciosa, o restaurante do hotel serve excelente culinária italiana.