A pandemia trouxe inúmeras mudanças, mas também ajudou a revelar prazeres e talentos, como (re) descobrir a paixão por cozinhar. De acordo com uma pesquisa da Hypeness com a MindMiners*, 42% dos entrevistados passaram a cozinhar mais durante a pandemia, além de sentir mais interesse por assuntos ligados à culinária. De olho nessa tendência, até por fazerem parte dessa estatística, um grupo de empreendedores experientes criou um app para ser a rede social dos amantes da gastronomia: o DeliRec.
Em um único aplicativo, gratuitamente, qualquer pessoa poderá inserir e armazenar receitas próprias, com descrição do passo a passo, fotos e vídeos; compartilhar suas criações gastronômicas com quem quiser nas redes sociais e ainda seguir amigos e chefs, organizando em sua timeline suas receitas favoritas. Já para ajudar na transformação digital do segmento gastronômico e ainda ser uma fonte adicional de renda para profissionais, o DeliRec terá um time de Super Chefs para compartilharem dicas especiais e receitas exclusivas por meio de assinaturas com preços bem acessíveis: o plano mensal custará R$4,90, o semestral será R$16,90 e o plano anual será apenas R$22,90 (são mais de 40 novas receitas e 20 dicas mensais).
A ideia de criar o aplicativo surgiu no início da pandemia como uma brincadeira entre amigos que já trabalham juntos há mais de 15 anos. Apaixonados por comida e inovação, resolveram criar o app para testar uma nova tecnologia e, à medida que as ideias de melhoria foram surgindo, descobriram que havia potencial para desenvolver um app que permitisse organizar em um só lugar receitas próprias, dos amigos, dos chef favoritos, em fotos ou vídeos e explicando o modo de fazer de cada uma delas. “O Tinder revolucionou o dating ao se tornar o epicentro da azaração. Queremos que o DeliRec seja o ponto de encontro das receitas dos que amam comer e cozinhar e de quem vive da gastronomia, misturando os chefs e cozinheiros amadores”, explica Claudio Gandelman, CEO do DeliRec, que foi presidente do Match.com na América Latina por cinco anos e que na última década atua como empreendedor serial.
O DeliRec recebeu investimento seed de R$6,5 milhões da Astella Investimentos, uma das mais prestigiadas casas de investimento no setor de venture capital no Brasil. O aporte será usado para o lançamento do produto no Brasil e nos Estados Unidos, ainda em 2021. “Estamos muito animados com o projeto da DeliRec. O objetivo da Astella é aportar o seu conhecimento na construção de novos produtos, nossa expertise na construção de estratégias de go-to-market de produtos digitais e apostamos que o DeliRec está iniciando a construção de uma empresa global a partir do Brasil”, diz Edson Rigonatti, sócio e fundador da Astella Investimentos.
Disponível para sistemas Android e iOS, o DeliRec será lançado com um time de 12 Super Chefs incluindo grandes estrelas da gastronomia brasileira, como Pedro de Artagão, Manu Biar, Bruno Gandelman, Leo Santos, Téia Lofrano, Ruan Felix, Márcia Areias, Luísa Colombi, Jefferson Rueda e Janaína Rueda. “Os Super Chefs irão disponibilizar novas receitas todas as semanas. E a cada 15 dias irão compartilhar dicas especiais que só quem vive por trás das panelas conhece e domina”, explica Bruno Paes, presidente do DeliRec para a América Latina.
Serão 13 categorias de receitas no lançamento, passando por carnes e aves, até receitas veganas e low carb. A expectativa do DeliRec é ter entre 300 mil e 400 mil receitas em dois anos.
Do Brasil para o mundo| Segundo dados da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, a indústria de alimentação no Brasil é da ordem de 100 bilhões de dólares – um dos maiores mercados consumidores em termos de PIB, ainda que o setor de serviços tenha sido um dos mais afetados pela pandemia. E, nos Estados Unidos, esse mercado chega a 1 trilhão de dólares.
De olho nesse potencial e na oportunidade de conectar essa indústria gigantesca com quem realmente está por trás das panelas, os fundadores do DeliRec planejam fechar o primeiro ano com mais de 20 mil receitas disponíveis para todos os usuários, além de expandir a operação internacionalmente ainda em 2021.
Seu modelo de negócios se baseia na passion economy, tendência que ganhou força na pandemia com um número cada vez maior de pessoas transformando talentos, habilidades e paixões em pequenos empreendimentos ou fonte de receita extra. A versão evoluída desse conceito é a plataforma que o DeliRec oferece ao mercado: acessível a todos, não apenas a profissionais, valoriza os talentos individuais, facilita a integração virtual e ainda abre as portas para novas formas de trabalho. “Nossa meta é operar em 10 idiomas em 6 anos; dessa forma, cobriremos 4 bilhões de possíveis usuários e com presença em mais de 100 países. Começamos com sede no Brasil, em português e em dois anos teremos também o app em inglês (sede nos Estados Unidos), espanhol (sede Espanha), francês (sede França) e alemão (sede Alemanha)”, prevê Gandelman.
Para baixar o app acesse: http://www.delirec.com/
Acompanhe as redes sociais do DeliRec para saber das novidades:
https://www.instagram.com/delirec.br/.
* Pesquisa Hypeness e MindMiners, setembro 2020
** The Passion Economy and the Future of Work.