O CineFantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico chega à sua 11ª edição com uma seleção de mais de 150 filmes nacionais e internacionais de 70 países e se consolidando como o maior e o principal festival brasileiro de cinema fantástico. O evento acontece de 16 a 29 de abril, online, na plataforma Belas Artes à La Carte (www.belasartesalacarte.com.br), com acesso em todo território nacional.
A programação conta com 15 mostras competitivas, sendo duas mostras de longas-metragens, documentário e ficção e 13 mostras de curtas-metragens, divididas pelos temas Horror, Ficção Científica, Fantasteen, Fantasia, Estudante, Brasil Fantástico, Amador, Pequenos Fantásticos, Espanha Fantástica e Animação, além do pioneirismo mundial do gênero fantástico nas mostras Mulheres Fantásticas, Fantástica Diversidade e a novidade deste ano, a mostra Fantastic Black Power. Todos os títulos das mostras competitivas concorrem ao Troféu José Mojica Marins. Os filmes brasileiros vencedores são indicados para o disputado Prêmio Fantlatam, premiação internacional da Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantastico e o Prêmio Tanu Distribuicion e distribuição por um ano do filme em festivais da América Latina. Os curtas concorrem ainda ao Prêmio CTav com kit Black Magic e lentes por até 15 dias.
A sessão de abertura acontece no dia 16/4, sexta-feira, com o aguardado longa Horror Noire: A História do Horror Negro, dirigido por Xavier Burgin, que terá apenas 1.000 ingressos gratuitos disponíveis na plataforma a partir das 18h. O documentário foi baseado no livro de não ficção de 2011 Horror Noire: Blacks in American Horror Films, da década de 1890 até o presente, escrito pela Dra. Robin R. Means Coleman, que mergulha em um século de filmes de gênero e mostra a história dos negros no cinema e a sua presença — ou ausência — nos filmes de terror.
O cineasta Neville D’Almeida, um dos maiores ícones do cinema nacional, é o grande homenageado desta edição. O festival presta uma grande homenagem aos 80 anos do diretor, responsável por recordes de bilheterias com os filmes A Dama do Lotação, Matou a Família e Foi ao Cinema e Navalha na Carne, entre outros sucessos. O festival apresenta uma retrospectiva com filmes do diretor, além de uma entrevista exclusiva.
Em Première América Latina, os longas Porcelana, de Jenneke Boeijink (Holanda), selecionado para o Festival Internacional de Roterdã; Ravina, de Balázs Krasznahorkai (Hungria), que foi assistente de direção do premiado filme O Filho de Saul (Oscar de melhor filme estrangeiro); Amigo, de Óscar Mártin (Espanha), ganhou diversos prêmios em festivais de cinema europeus, num total de 16 e Sayo, de Jeremy Rubier (Canadá), produção canadense filmada no Japão e exibido no Fantasia, um dos maiores festivais de cinema fantástico do mundo.
Entre os longas selecionados, quatro são produções do Nordeste. São elas: Rosa Tirana, de Rogério Sagui, filme gravado no sertão da Bahia, com José Dumont no elenco e música tema interpretada pela Elba Ramalho; Voltei!, de Ary Rosa e Glenda Nicácio, gravado no recôncavo baiano, sobre duas irmãs que ficam escutando notícias do rádio e se surpreendem com a volta da irmã mais velha, e, também, as cearenses Como Vivem os bravos, de Daniell Abrew, um nordestern, um faroeste nordestino ambientado em Palmácia (CE) mostra a saga do pistoleiro Mumbaca e do cangaceiro Alfinete, e o cearense Rodson ou Onde o Sol não tem Dó, de Cleyton Xavier, Clara Chroma e Orlok Sombra – nos pré anos 3000, onde é proibido ler, refletir e consumir cultura, Rodson, um garoto com instinto artístico reprimido pela sociedade, sai em busca da alucinação perfeita sob o Sol de 2000°C.
A programação traz também documentários inéditos no circuito comercial. Entre eles, A Senhora Que Morreu no Trailer, de Alberto Camarero e Alberto de Oliveira (Brasil), sobre a vida da artista brasileira Suzy King, cantora, compositora, atriz, dançarina exótica e burlesca e encantadora de serpentes encontrada morta no trailer em que vivia na Califórnia em agosto de 1985 – no elenco, as atrizes Helena Ignez, Maura Ferreira, Zilda Mayo, Divina Valéria e Julia Katharine, entre outras; Morgana, de Isabel Peppard e Josie Hess (Austrália), que conta a história de uma dona de casa que, aos 50 anos, se reinventou como uma estrela pornô feminista e O Alvorecer de Kaiju Eiga, de Jonathan Bellés, que mostra a criação dos Kaiju Eiga, os “filmes de monstros gigantes”, como o clássico Godzilla (1964) e qual a relação entre os monstros gigantes e a ameaça da bomba atômica no Japão.
Além dos lançamentos e estreias nacionais e internacionais, o festival promove uma série de atividades formativas que incluem debates e bate-papos transmitidos pelas redes sociais do festival, além de workshop e uma clínica com certificado de participação. As atividades formativas acontecem de 7 a 28 de abril de 2021, online e gratuitas.
Na programação, Workshop de Stop-Motion para Crianças, com Marta Russo, no dia 14/4, das 16h às 18h. No dia 18/4, domingo, às 19h, acontece o debate O Cinema Negro no Gênero Fantástico , com o cineasta Jefferson De, a diretora e atriz Grace Passô, a diretora Mariana Jaspe e mediação de Queops Negronki.
A escritora e professora Dra. Robin R. Means Coleman, autora do livro Horror Noire: Blacks in American HorrorFilms, da década de 1890 até o presente, traz uma análise das imagens, influências e impactos sociais dos negros nos filmes de terror desde 1890 até o presente e participa do bate-papo no dia 17/4, às 20h, com o tema Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror e mediação do crítico Fillippo Pitanga.
Um dos mais importantes nomes do audiovisual da atualidade, o produtor Rodrigo Teixeira, da RT Features, participa de um bate-papo com o crítico Filippo Pitanga sobre O Terror no Brasil e Coproduções Internacionais no dia 23/4 (sexta), às 19h. O debate As Mulheres no Cinema Fantástico acontece no dia 24/4 (sábado), às 20, com a participação de Cíntia Domit Bittar, Glenda Nicácio e Mavi Samão, com a mediação de Beatriz Saldanha. E no dia 25/4 (domingo), às 19h, está programado o debate Panorama LGBTQ no Cinema de Gênero, com Camila Macedo Mikos, Lufe Steffen e Maura Ferreira. A mediação é do crítico Marcelo Carrard.
Já o curso Clínica De Desenvolvimento De Projetos Audiovisuais (longas-metragens e séries), ministrado pelo cineasta argentino Hernan Moyano, acontece nos dias 26 e 28/4 (segunda e quarta), das 10h às 13h. As inscrições estão abertas até 15/4 (quinta) pelo link https://forms.gle/WrQTiod27s9PqHze6. Somente 10 vagas.
A 11ª edição é uma realização da FlyCow em parceria com o Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio da Lei Aldir Blanc. A arte do cartaz desta edição é assinada pelo artista Robson Fonseca, natural do Amapá e radicado em Belém (PA).
Toda programação está disponível no site: www.cinefantasy.com.br.
Nas redes sociais – Cinefantasy:
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Serviço:
11º CineFantasy – de 16 a 29 de abril de 2021
Onde: Belas Artes à La Carte – www.belasartesalacarte.com.br
Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente:
Valor assinatura mensal: R$9,90 | Valor assinatura anual: R$108,90
Para se cadastrar, acesse www.belasartesalacarte.com.br e clique em Assine ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup.
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** Todas as atividades paralelas são gratuitas
** Sessão de Abertura com a exibição do inédito Horror Noire: A História do Horror Negro, dirigido por Xavier Burgin – disponível no dia 16/4, a partir das 18h, com apenas 1.000 acessos gratuitos.
Patrocínio: Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Projeto realizado por meio da Lei Aldir Blanc.
Realização: Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, ProAC, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e FlyCow.