Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Programa de Estudos de Cinema da Casa Guilherme de Almeida abre processo seletivo para 3ª edição

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Krists Luhaers/Unsplash.

A 3ª edição do Programa Cinematographos de Estudos de Cinema da Casa Guilherme de Almeida está com as inscrições abertas até o dia 25 de abril para o processo seletivo. Por meio do link (clique aqui) se encontram as orientações para participar da seleção. O programa formativo online possibilita que pessoas interessadas de todo o país ampliem seus conhecimentos na área de cinema por meio de aulas e oficinas dinâmicas, além de desenvolver sua consciência crítica em relação às produções cinematográficas. Para integrar a turma, não é necessária uma familiaridade prévia com a área. A Casa Guilherme de Almeida faz parte da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis. Confira o teaser aqui.

Em 2020, frequentaram o Programa Cinematographos pessoas do Estado de São Paulo e de outros diferentes estados brasileiros; entre eles, Bahia, Rio de Janeiro e Paraná.

Realizado pelo Núcleo Cinematographos da Casa Guilherme de Almeida, o Programa Cinematographos de Estudos de Cinema ocorre entre maio e setembro de 2021 por meio de dois eixos. O primeiro é formado por aulas de teoria e história do cinema, que transitam por diferentes contextos, temas e épocas; o segundo, voltado a aspectos práticos, traz workshops intensivos de desenvolvimento de roteiro, produção executiva, direção de arte, fotografia, composição de trilha sonora, montagem e edição de filme – além de atividades envolvendo a crítica cinematográfica –, que contribuem para a prática de textos e materiais críticos sobre cinema.

Eixo teórico:

História do Cinema

Aulas do módulo 1 às terças-feiras, 4 de maio a 29 de junho, das 19h às 21h (em frequência semanal).

Aulas do módulo 2 às terças-feiras, 3 de agosto a 28 de setembro, das 19h às 21h (em frequência semanal).

Teorias do cinema

Aulas do módulo 1 às quintas-feiras, 6 de maio a 1º de julho, das 19h às 21h (frequência semanal).

Aulas do módulo 2 às quintas-feiras, 5 de agosto a 23 de setembro, das 19h às 21h (frequência semanal).

Eixo prático:

Workshops temáticos

Encontros aos sábados (dois por mês) – 12 e 26 de junho, 3 e 17 de julho, 7 e 21 de agosto e 18 de setembro, das 10h às 13h.

A taxa única de matrícula é de R$250,00. Cinco bolsas integrais serão concedidas para candidatos(as) selecionados(as) no processo seletivo que declararem baixa renda por meio de formulário a ser solicitado pelo e-mail contato@casaguilhermedealmeida.org.br.

Entre os docentes da 3ª edição do Programa, estão Ana Rita Bueno – cenógrafa e diretora de arte há mais de 35 anos, com participação em projetos internacionais, como produções para RAI, na Itália e na direção de arte de longas como Se Deus Vier que Venha Armado, de Luis Dantas, e A Memória Que me Contam de Lucia Murat; Donny Correia – escritor, doutor em estética e história da arte pela USP, crítico de cinema e professor de História e Linguagem do Cinema em instituições como SESC, AIC e FMU; Franthiesco Ballerini – jornalista, doutorando em Comunicação Social e escritor de livros, entre eles Diário de Bollywood – Curiosidades e Segredos da Maior Indústria de Cinema do Mundo e Cinema Brasileiro no Século 21; Juliana Garzillo – produtora audiovisual, atualmente trabalhando em produções da Netflix e doutoranda em Processos Audiovisuais na ECA-USP; Luís Villaça – diretor de fotografia e documentarista desde 2002, mestre em Audiovisual pela ECA-USP, trabalhando para produtoras e emissoras de TV como HBO Latin America, e professor de cinematografia na Unifesp e Instituto Catitu – Formação Audiovisual Indígena, entre outras instituições. O corpo docente completo do programa formativo também está disponível neste link.

O Programa Cinematographos de Estudos de Cinema surgiu da experiência do Núcleo Cinematographos da Casa Guilherme de Almeida com cursos, palestras, oficinas e exibições comentadas de filmes e documentários, realizados desde 2011. As demais datas, como a de divulgação do processo seletivo e a de início das aulas, estão no final do release (no Serviço).

Acesse a aba de programação do site e conheça mais atividades online do museu. A agenda do local também pode ser acompanhada pelo Instagram, Facebook e Twitter.

Serviço:

3ª edição do Programa Cinematographos de Estudos de Cinema

Cronograma de matrícula e do processo seletivo:

Prazo para a inscrição: até 25/4/2021

Pelo site do museu – clique aqui – onde a ficha de inscrição está disponível para download e que deve ser enviada, junto com a carta de intenção e currículo, para o e-mail contato@casaguilhermedealmeida.org.br.

Única taxa é a de matrícula, válida para todo o Programa: R$250,00

Cinco bolsas integrais para candidatos que declararem baixa renda por meio do formulário a ser solicitado pelo e-mail contato@casaguilhermedealmeida.org.br.

6/5/2021 – Divulgação do resultado do processo seletivo. Pessoas escolhidas serão informadas por e-mail.

18/5/2021- Previsão do início das aulas.

Aulas pelo Zoom e Moodle.

Casa Guilherme de Almeida | Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo/SP | Tel.: (11) 3673-1883 | 3803-8525

Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.

Programação gratuita.

Devido à fase emergencial da pandemia, a instituição está fechada atualmente, seguindo as recomendações do Plano São Paulo para conter a disseminação de Covid-19. A programação segue on-line, via canais virtuais do museu, e disponível pelos sites do museu e da Poiesis.

Sobre a Casa Guilherme de Almeida | Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas e pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida e da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.