Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Escolas municipais de Indaiatuba realizam feira de ciências

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Crédito da foto: Eliandro Figueira - SCS/PMI.

Crédito da foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI.

A Secretaria de Educação de Indaiatuba realizou no sábado, dia 4, a Feira de Ciências, que já faz parte do calendário escolar no mês de junho. O evento foi realizado em todas as unidades escolares no sábado de manhã e, no domingo, a Escola Ambiental Bosque do Saber realizou a sua juntamente com o Domingo Ecológico.

O evento consistiu na exposição de trabalhos dos próprios alunos, sob a orientação de seus professores. Foram apresentados projetos, pesquisas e experimentos variados sobre temáticas das áreas das ciências. Foi um momento de encontro entre toda a comunidade escolar e uma oportunidade para os alunos demonstrarem na prática um pouco do que aprenderam nas aulas. A secretária da pasta, Rita de Cássia Trasferetti, prestigiou a Feira de Ciências da EMEB “Prof. Sério Mário de Almeida”.

Em junho é comemorado o Dia do Meio Ambiente e por isso a Feira de Ciências faz parte dos Projetos Ambientação e Educa Água, que são desenvolvidos há vários anos na Rede Municipal em parceria com a Toyota e o Serviço Autônomo de Água e Esgotos da cidade. O foco do trabalho é o consumo sustentável dos recursos naturais, em especial a água. Os projetos trazem um forte impacto na conscientização para o uso racional da água, incluindo uma economia no consumo em aproximadamente 20%.

As Feiras de Ciências, além de divulgarem temas tão importantes como o da sustentabilidade através dos Projetos Ambientação e Educa Água, tem mobilizado a motivação e curiosidade das crianças para as diversas áreas das ciências. Essas vivências acabam despertando potenciais; habilidades que podem tomar forma incentivando até escolhas profissionais no futuro. Essa atividade promove em pequena escala o exercício do método científico, o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio lógico, da comunicação oral e do trabalho coletivo – são diversas possibilidades para o desenvolvimento integral dos alunos.

Um grande público prestigiou as Feiras, entre comunidade e familiares dos alunos. Os professores e a coordenação das escolas organizaram o evento, orientando os alunos para o desenvolvimento dos projetos, criando normas para o funcionamento da Feira e cuidaram de cada experimento.