Em 2021, o mestre rabequeiro Luiz Paixão completa 60 anos de dedicação ao instrumento e o Selo SESC celebra com o lançamento de seu novo trabalho, Forró de Rabeca. O álbum de forró e músicas tradicionais, incluindo inéditas e de sua autoria, só chega às plataformas de streaming em junho, mas já no dia 30 de abril é possível conferir o primeiro single: a faixa instrumental Amor Amor Amor, que Mestre Luiz Paixão divide os solos na companhia de Renata Rosa, rabequeira, cantora, compositora e atriz. Ouça no SESC Digital.
Amor Amor Amor é uma composição de domínio público e faz parte da cultura deste instrumento, que é uma versão rústica do violino. Compõe o repertório do Cavalo Marinho Pernambucano, uma dança dramática típica da região que combina demonstrações de trupes (passos), evoluções coreográficas, toadas (cantos) e figuras mascaradas. Por tradição, a brincadeira popular do Cavalo Marinho acontece no ciclo natalino, entre o anoitecer e o amanhecer do outro dia.
Com uma mescla de composições preferidas de Mestre Luiz, Forró de Rabeca reúne ritmos do nordeste brasileiro e foi gravado em abril de 2020 no estúdio Gargolândia, em São Paulo, sob direção artística, produção musical e arranjos de João Selva.
Parceria Luiz Paixão e Renata Rosa | Renata Rosa conheceu Luiz Paixão no início dos anos 1990 e logo ele se tornaria seu mestre no instrumento. Em 2002, Paixão é convidado a participar da gravação do primeiro álbum da cantora, compositora e rabequeira, Zunido da Mata, e três anos depois é ela quem produz o primeiro registro fonográfico do mestre da Zona da Mata Norte pernambucana, o CD Pimenta com Pitú. A parceria ganhou os palcos brasileiros e internacionais.
Mestre Luiz Paixão | Filho de agricultores e de família de músicos, Luiz Paixão (1949-) começou a trabalhar aos oito anos de idade cortando cana-de-açúcar e a troco de uma galinha conseguiu a sua primeira rabeca. Sempre conciliando o trabalho no campo com as noites puxando toadas e baianos e solando em grupos de forró, em 1998 “abandona o campo” de vez para empunhar a sua rabeca em palcos, festivais, cursos e oficinas. Entre os discos gravados, incluindo as participações, destaque para o autoral A Arte da Rabeca (2013) e Zunido da Mata (2002), este de Renata Rosa. Instrumentista virtuoso e compositor imaginativo, Mestre Luiz Paixão é um patrimônio vivo que carrega em si a musicalidade dos canaviais da zona da mata pernambucana.
Ficha técnica
Amor Amor Amor
Rabecas: Luiz Paixão e Renata Rosa
Serviço:
Selo SESC lança o single Amor Amor Amor, de Mestre Luiz Paixão
No SESC Digital e nas demais plataformas de streaming a partir de 30 de abril
Selo SESC nas redes: