Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Associação Brasileira do Sono lança cartilha “O Sono Normal”

São Paulo, por Kleber Patricio

Imagem de Claudio_Scott por Pixabay.

Para esclarecer aspectos que definem os padrões de sono, os especialistas da Associação Brasileira do Sono lançaram a cartilha O Sono Normal. “O sono de qualidade é importante desde o nascimento e impacta de forma global no desenvolvimento do bebê. O sono contribui para o melhor desempenho das funções vitais, como a respiração, sucção e deglutição, assim como o desenvolvimento da fala e da linguagem”, informa a cartilha. O conteúdo foi produzido pelos Conselhos de Cronobiologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Tecnologia em Avaliação do Sono do Conselho Interdisciplinar da Associação Brasileira do Sono.

O material traz informações sobre as alterações comuns do sono nas diferentes faixas etárias; esclarece dúvidas comuns da população em relação à qualificação e quantificação do sono e explica a importância do padrão adequado do sono para a saúde física e mental, com uma visão multidisciplinar. Uma dúvida muito comum da população diz respeito à quantidade necessária de sono. “A quantidade de sono varia de pessoa para pessoa; porém, a recomendação para esta fase é entre 7 a 9 horas por dia, podendo ser apropriada de 6 a 10 horas”, afirmam os especialistas.

A cartilha O Sono Normal está disponível para download gratuito no site da Associação Brasileira do Sono: https://bit.ly/2PLITWL.

Capa do livro. Foto: divulgação.

Sobre a Associação Brasileira do Sono | Fundada em 1985 como Sociedade Brasileira do Sono, a ABS (Associação Brasileira do Sono) foi reconhecida como associação a partir de 2003. Formada por especialistas que estudam o sono, incluindo desde áreas experimentais básicas, biólogos, técnicos de polissonografia, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, educadores físicos, dentistas e médicos, a entidade tem como sociedades coirmãs a Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS) e a Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS), ambas criadas para atender necessidades específicas dos dentistas e médicos.

A ABS possui aproximadamente 2.850 associados e está representada em 30 cidades brasileiras. Reconhecida mundialmente, a entidade promove inúmeras atividades, incluindo cursos, reuniões com a sociedade civil e com os gestores de políticas públicas, além de promover diálogo constante com a sociedade sobre os mais diversos temas relacionados ao sono. A Associação Brasileira do Sono é responsável também pelo periódico científico Sleep Science, revista publicada em inglês com reconhecimento mundial, recebendo artigos científicos originais de todas as partes do mundo.

Canais da ABS:

Facebook: @associaçãobrasileiradosono

Instagram: @absono

Twitter: @AbsSono

Linkedin: ABS Associação Brasileira do Sono

You Tube: Canal do Sono

Spotify: Absono

www.absono.com.br.