Se todo mundo deseja um planeta mais justo e solidário, que tal começar por nós e pelos nossos? Com este pensamento, a organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) lança o Programa Educacional “Garrafas ao Mar”, que tem o propósito de preparar estudantes como agentes de mudança no mundo a partir dos sentimentos de empatia e fraternidade no ambiente escolar.
De maneira lúdica, o programa consiste em espalhar garrafas descartáveis em pontos estratégicos das escolas e incentivar os estudantes e toda a comunidade escolar a depositarem tampinhas de garrafas nos recipientes. A cada seis meses, o material será recolhido e enviado para a reciclagem. Outra forma de ação será o depósito de moedinhas ou cédulas nessas garrafas, conforme a vontade e possibilidade de alunos e equipe da unidade de ensino.
Nas duas formas, os valores arrecadados serão revertidos para a construção de escolas, aquisição de materiais escolares e suporte pedagógico nas atividades educacionais desenvolvidas nos projetos da organização, descritos no site da Fraternidade Sem Fronteiras (https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/). “Garrafas ao Mar é a oportunidade de despertarmos o sentimento de dignidade em toda a comunidade escolar, principalmente nas crianças, que passam a entender que também podemos oferecer ao outro o que temos, em igualdade”, destaca a pedagoga, coordenadora e idealizadora do Programa Garrafas ao Mar, Ana Lúcia Caetano.
O programa é aberto a estudantes do ensino fundamental ao médio de escolas legalmente reconhecidas pelo Ministério da Educação, localizadas no Brasil ou no exterior (desde que algum representante da instituição fale a língua portuguesa). Anualmente, um voluntário da FSF apresentará às escolas os resultados do Programa, mostrando as escolas construídas e como as crianças e adolescentes estão contribuindo com um mundo melhor.
Sobre adaptações à pandemia, para escolas que não estejam funcionando presencialmente, Ana Lúcia explica que cada unidade poderá se adequar conforme sua realidade. A coordenação ficará à disposição para auxiliar em todas as etapas do processo.
Como participar | O programa é 100% gratuito e voluntário. Para fazer parte, um representante da escola deve realizar a inscrição no site https://garrafasaomar.fraternidadesemfronteiras.org.br e participar de uma reunião online (data será recebida via e-mail) com as coordenadoras do projeto, Ana Lúcia Caetano e Iris Nhaque, antes da adesão final.
Sobre a Fraternidade sem Fronteiras | A FSF é uma Organização humanitária e Não-Governamental com sede em Campo Grande (MS) que mantém atuação brasileira e internacional. A instituição possui 68 polos de trabalho, mantém centros de acolhimento, oferece alimentação, saúde, formação profissionalizante, educação, cultivo sustentável, construção de casas e, ainda, abraça projetos de crianças com microcefalia e doença rara.
Todos os trabalhos são mantidos por meio de doações e principalmente pelo apadrinhamento. Com R$50 mensais é possível contribuir com um projeto e fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.fraternidadesemfronteiras.org.br.