Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Helô Ribeiro lança single de novo álbum com poemas de João Cabral de Melo Neto

São Paulo, por Kleber Patricio

Em seu novo álbum, a cantora, compositora e percussionista corporal Helô Ribeiro se debruçou sobre a obra de João Cabral de Melo Neto (1920-1999) e musicou dez de seus poemas, que agora compõem A Paisagem Zero, que sai pelo Selo SESC. Uma comunhão entre música e literatura, o trabalho completo chega às plataformas de streaming no próximo mês, mas desde 12 de maio já é possível conferir a faixa O Rio, também disponível no SESC Digital. O single tem a participação do Barbatuques, grupo de percussão corporal do qual Helô é integrante desde sua criação, em 1995, e o clipe da canção será lançado no mesmo dia, no canal do Selo SESC no YouTube.

Nessa releitura da obra do poeta pernambucano, celebrado em 2020 pelo seu centenário de nascimento, a compositora transformou poemas consagrados em canções contemporâneas, com toques “de balada, rock e pop”, nas palavras do músico e pesquisador Luiz Tatit. Faz, assim, uma fusão entre o Nordeste de João Cabral e o cenário paulistano do qual Helô faz parte.

No álbum, o som das guitarras elétricas, teclados e efeitos eletrônicos reverberam e se fundem aos instrumentos tradicionais de orquestra, como cordas e metais, em uma estética múltipla e fragmentada. As faixas procuram lançar os poemas para além do universo acadêmico e borram a fronteira entre o culto e o popular.

Foto: Claus Lehmann.

O Rio conta com participação do Barbatuques nas vozes de Mairah Rocha, Lu Horta, Luciana Cestari, Taís Balieiro e Helô Ribeiro; João Simão e Taís Balieiro na percussão corporal; Bruno Buarque no beat box; Zé Nigro no baixo e programação; Dustan Gallas no violão de aço e guitarra; e o arranjo de Helô Ribeiro, Zé Nigro, Dustan Gallas e Thomas Harres. A produção musical é de Zé Nigro.

Helô Ribeiro é uma cantora e compositora paulistana. Integra o grupo Barbatuques desde a sua primeira formação, em 1995, com o qual se apresenta e ministra workshops regularmente no Brasil e no exterior. Também faz parte do grupo Sons e Furyas, com o escritor André Sant’Anna e a compositora Vanessa Bumagny, projeto músico-literário nascido no Teatro dos Satyros, na Praça Roosevelt. É formada em Letras pela FFLCH-USP, onde estudou com José Miguel Wisnik e Luiz Tatit e, desde então, busca explorar a intersecção entre música e literatura em seu trabalho. Já tem um disco solo autoral lançado em 2010, o Espaço Invade.

Ficha técnica

O Rio

Poema musicado por Helô Ribeiro e participação do grupo Barbatuques

Serviço:

Selo SESC lança o single O Rio, de Helô Ribeiro

No SESC Digital e nas demais plataformas de streaming a partir de 12 de maio

Selo SESC nas redes:

sescsp.org.br/selosesc

facebook.com/selosesc

twitter.com/selosesc

youtube.com/selosesc

sescsp.org.br/zumbido.