Ancestralidade, arte, espiritualidade, música – Marcelo D2 está pronto para rufar os seus tambores mais uma vez. E se as primeiras batidas abriram caminho para a conectividade e a colaboração criativa em um processo inovador, os batuques agora ecoam ao som do legado dos seus antepassados e das raízes populares. É com este espírito que o artista se prepara para realizar a Roda Cultural, um festival virtual, entre os dias 14 e 23 de maio, que transmitirá ao vivo a produção do Volume 2 do álbum Assim tocam os meus tambores. As transmissões diárias serão realizadas partir das 14h no canal de Marcelo D2 na Twitch (http://www.twitch.tv/marcelod2).
O Volume 2 de Assim tocam os meus tambores, com lançamento previsto para junho, dá sequência ao intenso fluxo de trocas despertado no Volume 1, quando, mesmo isolado em casa, D2 construiu a obra mais participativa de sua carreira, reunindo milhões de pessoas de todos os cantos do país em sua sala por meio de uma câmera conectada ao seu computador.
O primeiro ciclo foi concluído – a efervescência de ideias, a busca por uma compreensão mais profunda, a torrente de informações e os laços criados, no entanto, permaneceram. Somado a tudo isso, tem-se um despertar espiritual de um Marcelo que, com a perda recente de sua mãe, se torna o membro mais velho de sua família.
O desejo por conexão atinge, então, uma dualidade interessante: encurtar distâncias em um momento marcado por todos os tipos de ausência e resgatar os ensinamentos do passado a fim de ressignificar o futuro. É imerso neste contexto que Marcelo D2 convoca uma grande Roda Cultural virtual em que reúne arte popular, moda, cinema, artes plásticas, história, tecnologia e, claro, música para que o público possa participar efetivamente de todo o universo de ideias e de toda a pluralidade de referências e inspirações abarcadas na concepção de Assim tocam os meus tambores Volume 2.
Programação ao vivo contempla sessões de estúdio ao vivo, shows, DJ sets, entrevistas, bate-papos e mostra de cinema | A Roda Cultural marca o início do processo de feitura da obra em uma grande celebração à ancestralidade. Serão 10 dias com uma programação que contempla shows e DJ sets, entrevistas e bate-papos, mostras de cinema e as tradicionais sessões de estúdio ao vivo em que o artista compartilha com o público a produção do álbum.
Entre os convidados confirmados, temos os produtores musicais do álbum Kiko Dinucci, Mario Caldato Jr e Nave, além do engenheiro de som Pedro Garcia; Bia Ferreira, DJ Nuts, DJ Zegon e o rapper Sain (filho de D2), o historiador Luiz Antônio Simas, o jornalista e curador Leonel Kaz, a empresária Nicole Balestro, os artistas plásticos Bárbara Quintino e Diego Mouro, a cientista da computação Nina da Hora, os designers Pedro Andrade e Cocker Shoes, e DJ Tamenpi, que assume algumas das conversas no quadro Só Pedrada Musical.
A programação conta ainda com a exibição dos média-metragens Amar é para os fortes e Assim tocam os meus tambores, de Marcelo D2, Kbela (Yasmin Thainá), Skate pelas Sombras (Ronaldo Land) e do documentário Punk Molotov (João Carlos Rodrigues).
A Roda Cultural é inteiramente gratuita e pode ser acompanhada diariamente a partir das 14h no canal da Twitch do Marcelo D2: Twitch.tv/marcelod2.
Serviço:
Roda Cultural
Apresentação: Marcelo D2 e Luiza Machado
Datas: de 14 a 23 de maio
Horários: de 14h às 22h