A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) se prepara para estrear uma obra com assinatura de Ana Botafogo, renomada primeira-bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Pela primeira vez na carreira, Ana prepara a remontagem de uma obra de balé clássico. Será uma versão de Les Sylphides (Chopiniana), criada originalmente em 1909 por Michel Fokine (1880-1942) para os Ballets Russes de Serguei Diaghilev (1872-1929) a partir de composição de Frédéric Chopin (1810-1849). “Este é um balé que dancei algumas vezes, inclusive no Royal Ballet de Londres. Recebi este convite da Inês Bogéa, diretora da Companhia, e gostei do desafio. Acho que estou em um momento da carreira em que tenho tempo para estudar e me dedicar ao que gosto de fazer, que é justamente a preparação de bailarinos”, afirma ela, que iniciou os ensaios de forma remota, com os artistas da SPCD ainda em casa, durante a fase emergencial do Plano São Paulo. Com o início da fase de transição, Ana esteve presencialmente na sede da Companhia para acertar detalhes da obra. A estreia está prevista para meados de junho.
São Paulo Companhia de Dança – Direção Artística e Executiva: Inês Bogéa | Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo gerido pela Associação Pró-Dança e dirigido por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A SPCD é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A Companhia apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 762 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.000 apresentações. Desde sua criação, a Companhia já conquistou quase 40 prêmios e indicações nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.
Inês Bogéa – Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e autora dos textos do Por Dentro da Dança com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação, foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de setenta documentários sobre dança.