Compositor e cineasta que dedica sua vida à criação artística multiplataforma, Carlos Gayotto lança seu segundo álbum, Realize, em um encontro inédito entre a música sertaneja produzida no Brasil – gênero musical mais popular no país, dominando as paradas por mais de 20 anos, com raízes na música folclórica executada nas regiões rurais do Brasil na década de 1920 – com o folk norte-americano, fundindo os sons da guitarra elétrica, pedal still guitar e viola caipira. O resultado, também uma síntese de 11 anos de meditação Kriya Yoga, são 10 faixas – três em português, uma instrumental e seis em inglês – com arranjos orquestrais e forte influência cinematográfica.
Realize tem produção musical de Neymar Dias, um dos mais importantes orquestradores da música sertaneja, que trouxe suas influências do pai compositor de música caipira, do jazz e da música erudita, além de sua experiência com artistas como Inezita Barroso, Nelson Aires, Tinoco, Monica Salmaso, Ivan Lins, Theo de Barros, Nana Vasconcellos, André Mehmari e Toninho Ferragutti, entre outros.
Após produzir, escrever e dirigir mais de dois mil filmes, a série MINIDocs – com mais de 60 artistas, onde dirigiu e entrevistou, entre outros, Ivan Lins, Anavitoria, Dani Black, Tiago Iorc, Renato Teixeira e Tim Bernardes – e compor para trilhas de dois curtas-metragens nos EUA, além de seu álbum de estreia Batista & Bando, de 2013, Gayotto teve seus esforços criativos recompensados, tendo recebido os prêmios Vivo Música que Transforma, em 2016, Santander Empreendedor Criativo, em 2013, Feel Good Film Festival, em 2010 e o iBest, em 2003.
O time de músicos que o acompanhou é formado por alguns dos principais nomes da cena sertaneja. No pedal still guitar está Paulo Perin, multi-instrumentista com raízes na música gaúcha do sul do país que trabalha há muitos anos com uma das mais aclamadas duplas sertanejas do país, Fernando & Sorocaba; com 30 anos de carreira e considerado o melhor banjo de 5 cordas do Brasil, Edson Moreira; o baterista Big Rabello, que já trabalhou com artistas como César Camargo Mariano, Romero Lubambo, Jorge & Mateus e Marília Mendonça; o compositor e produtor musical Tó Brandileone, que já trabalhou com muitos artistas, de Maria Beraldo a Jorge Dexler, e, fechando a escalação, uma orquestra de cordas com 9 violinos, 3 violas, 3 cellos e 1 contrabaixo, além do pianista Agenor de Lorenzi.
Realize foi lançado em 14 de maio no canal do artista no YouTube e todas as faixas já chegaram com um visualizer especial, onde a luz e o tempo são protagonistas e, junto a origamis que serão presenteados a quem fizer o pré save, formam o conceito visual com base nos relógios solares: “metaforizamos o trajeto cíclico da luz em nós mesmos, como endereços sombrios que precisam ser constantemente iluminados”, afirma o artista.
Juntos, os 10 visualizers formam um média-metragem e apontam a uma narrativa única, que complementa a do álbum, trazendo a representação da passagem de luz no dia, em uma sequência pelas horas de um dia. “Iniciamos a primeira música com o nascimento do sol e terminamos com o lusco fusco, quando a luz cai e chegamos ao fim do disco, em uma sequência de cenas”, explica Carlos Gayotto, com o olhar do cineasta. “A câmera apresenta as imagens de um ponto de vista quase sempre único e fixo. Neste ato observacional e restrito, contemplamos o que está na tela, mas apenas presumimos o que está fora dela. O contexto de um personagem, ou até mesmo as suas reações, podem nos ser mostrados inteira ou parcialmente. Entre o que vemos e o que decidimos imaginar, deixamos a cargo da música preencher uma narrativa e seus significados, e não o contrário”, sintetiza.
Também estão disponíveis na plataforma o encarte, assinado por Patty Black, inspirado na trajetória da luz, “… em uma tomada de consciência. O relógio nos recorda que não há tempo a perder”, completa.
https://www.youtube.com/channel/UCZWX1mKaRt5w4MfQTK1dACw/featured
https://www.instagram.com/carlosgayotto/
https://open.spotify.com/artist/7pE3O9JhOMjmMxpvlSYqlH?si=IphkDlJ9QE2Jaf0GBNLLXQ.