Um restauro de grandes proporções movimentou as coxias do Inhotim em 2019 e, agora, você vai poder ver como foi todo o processo que deixou a gigantesca obra De lama lâmina (2004-2009), de Matthew Barney, novinha em folha. O novo episódio da série Bastidores, do Instituto, foi ao ar nas redes sociais (YouTube, Facebook, Instagram) no sábado (22), às 11h.
O processo, que contou com a equipe de Barney presente, movimentou o Instituto e teve grandes desafios, como a retirada da árvore das “garras” do trator instalado em uma geodésica de 266,36 metros quadrados, cercada por natureza. O diretor de produção do Matthew Barney Studio, Kanoa Baysa, conta que, quando a obra foi instalada no Inhotim, em 2008, Barney estava começando a trabalhar com os materiais utilizados. “Estávamos descobrindo os processos. Dez anos depois, descobrimos o quanto a temperatura é importante”, disse.
Elton Damasceno, coordenador de Produção Artística, ressalta no mini doc o trabalho inovador do setor de Conservação e Restauro do Inhotim no desenvolvimento de métodos para aumentar a longevidade da obra. Essas e outras curiosidades sobre o restauro podem ser vistas no novo episódio de Bastidores.
Relação do ser humano com a natureza | De lama lâmina é resultado de uma performance ocorrida no Carnaval de Salvador em 2004 (cujo vídeo compõe o acervo da galeria Marcenaria do Instituto) e outra em 2008, quando foi instalada no Inhotim. O trabalho foi criado especialmente para o contexto do museu a céu aberto, cuja localização é parte importante da concepção. A escolha pela mata afastada do núcleo de visitação do parque abre a leitura da obra para o campo da ecologia e reflete a preocupação ambiental de Barney, evidenciando também elementos naturais que aludem aos orixás – o minério de ferro do solo e os eucaliptos da mata.
O restauro da obra De lama lâmina foi feito com o patrocínio da Construtora Barbosa Mello.
Funcionamento do Inhotim | O Instituto Inhotim está de portas abertas aos visitantes às sextas, sábados, domingos e feriados, com limitação da capacidade de público (500 pessoas), uso de máscara e álcool em gel, entre outras medidas, lembrando que o parque está sujeito à capacidade máxima e os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente on-line via Sympla, tiqueteira oficial do Inhotim. Confira no site todas as regras de visitação.
Ingressos Inhotim
Inteira: R$44
Meia: R$22
Na última sexta-feira de cada mês (exceto em feriados) a entrada é gratuita. Para quem puder visitar o instituto em mais de um dia, os passaportes estão com preços atrativos.
Para os moradores de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim, todos os dias são de entrada gratuita.
Rua B, 20, Inhotim, Brumadinho/MG – Brasil.