Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Exposição interativa no metaverso traz fotografias carregadas de sentimentos e emoção feitas ao longo da pandemia

São José dos Campos, por Kleber Patricio

Baseada em uma plataforma inédita interativa no metaverso, a exposição Longas noites, organizada pelo fotógrafo Ricardo Takamura, conta com 31 obras de 19 fotógrafos que nos deslocam para uma viagem através de pequenas narrativas visuais ao longo de nossos dias de isolamento e incerteza ao longo da pandemia, onde a fotografia atua, ao mesmo tempo, como meio para contar uma história, ponto de união e fuga em direção a um imaginário coletivo. As obras expostas transitam em um lapso de tempo entre a insônia e a esperança em nossa busca por um lugar neste novo mundo.

Sobre o local de exposição | Baseado em uma plataforma inédita, além de acessar a exposição, os visitantes podem interagir com as outras pessoas que estão visitando o local ao mesmo tempo e é possível marcar um encontro com alguém para um bate papo ou conhecer novas pessoas enquanto se visita a exposição, como se estivessem em um museu ou uma galeria de arte no mundo real. Quem não está com saudade de visitar uma exposição e comentar com alguém que está ao seu lado vendo a mesma obra?

Uni.verso foi criado para se transformar em um espaço colaborativo virtual permanente no metaverso. O local irá atuar como ponto de cultura e de encontro para a discussão de arte e fotografia e pode ser rapidamente retransformado para receber exposições, experiências, palestras e pequenos eventos.

Fotógrafos participantes: Alessandra Harumi – Bruno Nonogaki – Carlos Asanuma – Kadu Chinaite – Lis Dantas – Fabio Lima – Flavio Piccinin – Julio MM Pinho – Lucila de Avila – Manoel Saldanha – Marcelo Gianella – Maria Adelaide Silva – Nessa Florêncio – Nilce Alvares – Renata de Moraes – Ricardo Leão – Rigoberto – Almeida Costa – Rinaldo Bozyk – Rozilene Xavier.

Sobre Ricardo Takamura | Fotógrafo autoral baseado em São José dos Campos (SP), manifesta em suas fotografias de paisagens noturnas realidades quase surrealistas, que estão ocultas aos nossos olhos. O seu trabalho se relaciona de perto com a fotografia cinematográfica, buscando congelar momentos como se fossem um único frame de um filme parado no tempo, transmitindo sensibilidade e emoção. Atualmente, vem se dedicando à difícil tarefa de aproximar a fotografia contemporânea com o seu trabalho de fotografia noturna e natureza, criando séries que se conectam com a fotografia encenada e remetem a cenários de filmes de ficção científica.

Exposição virtual Longas Noites

Local: https://www.ricardotakamura.com.br/longasnoites

Data: 15 de junho a 15 de julho de 2021.