Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Primeira edição totalmente online da Paulista Cultural terá apresentações de teatro, música, cursos e visitas virtuais

São Paulo, por Kleber Patricio

“Experiência: Obras e Processos de Beatriz Milhazes” faz parte da programação. Foto: Eduardo Ortega.

Sete grandes instituições culturais da Avenida Paulista unem-se novamente entre os dias 29 de junho e 3 de julho para oferecer cinco dias de atividades gratuitas e, pela primeira vez, 100% digitais e em formato de festival. As atividades serão transmitidas pelo Facebook e Instagram do projeto (veja abaixo a programação completa da Paulista Cultural 2021 #EmCasa).

A Paulista Cultural, iniciativa pioneira organizada pela Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e SESC Avenida Paulista, irá proporcionar ao público ações voltadas ao teatro, à música, às artes visuais, à dança, à literatura, às histórias em quadrinhos e à fotografia.

Em sua primeira edição, realizada em março de 2018, a ação reuniu mais de 40 mil pessoas. Na segunda, em 2019, foram 46 mil pessoas recebidas. Já a edição de 2020 foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Depois desse hiato, o evento volta com força total em 2021, convidando o público a participar, de casa, das atividades virtuais que foram especialmente pensadas pelas instituições para atender a esse formato. Além da transmissão pelas redes sociais, o público também vai encontrar a programação completa do evento no site da Paulista Cultural (www.paulistacultural.com.br), lançado em dezembro de 2020 com o apoio do Banco Itaú. Quem não puder participar nas datas marcadas, poderá ver depois parte das atividades no canal do YouTube da Paulista Cultural.

PROGRAMAÇÃO

A programação será dividida em seis eixos: cursos e oficinas; apresentações de teatro, música, cinema e performances; visitas virtuais; debates e bate-papos com curadores e artistas; as Janelas da Paulista e infantil.

Série “As Janelas da Paulista” permanecerá em cartaz de 29/6 a 22/8 na Japan House São Paulo. Foto: divulgação.

O primeiro dia abre com uma breve fala dos dirigentes da Paulista Cultural e, na sequência, com a estreia de As Janelas da Paulista, uma série de sete episódios, inspirada na exposição Windowology – Estudo de janelas no Japão, que será inaugurada em 29 de junho e permanecerá em cartaz até 22 de agosto na Japan House São Paulo. A partir desta mostra, a instituição nipônica convidou as outras seis instituições participantes da Paulista Cultural para contarem sobre a relação de seus edifícios com a Avenida Paulista através de suas janelas. Os episódios serão exibidos no Instagram da Paulista Cultural, de 29 de junho a 3 de julho.

Ainda na manhã de abertura, o evento terá a exibição de um espetáculo teatral que mescla manifestações artísticas com intervenções urbanas ao longo da cidade de São Paulo. Intitulado O Outro Nome da Amizade, da Cia. Tijolo, a cena teatral foi criada especialmente para a programação Cena Agora, do Itaú Cultural. Nela, personagens como Dom Helder Câmara, Ivone Gebara, Paulo Freire e Patativa do Assaré são evocados para pensar o tempo presente.

Também acontecerão bate-papos abertos com alguns curadores e artistas das exposições em cartaz em algumas das instituições. Serão duas conversas, uma às 19h e, no dia seguinte, às 20h. A primeira será com Gustavo Carvalho (curador), Guilherme Gontijo Flores (poeta) e Daniel Kondo (ilustrador), da exposição Coestelário, em cartaz na Casa das Rosas. A segunda, com o coordenador de fotografia do Instituto Moreira Salles, Sérgio Burgi, sobre a exposição Mario Cravo Neto: Espíritos sem nome, em cartaz no IMS Paulista.

Série de mediação cultural virtual sobre a exposição “João Carlos Martins: 80 Anos de Música”, do Centro Cultural Fiesp, aborda temas como a carreira internacional do maestro e seu trabalho junto ao SESI-SP. Foto: Lucia Haraguchi.

Nesta edição especial da Paulista Cultural 2021 #EmCasa, o MASP convida o público para um bate-papo online sobre as relações entre práticas artísticas e ativismo com Cristina Ribas, pesquisadora, e André Mesquita, curador no MASP.

A programação também traz cinco experiências dentro dos espaços expositivos das instituições. A Casa das Rosas apresenta o museu e sua relação com a história na Avenida Paulista, ao vivo no Instagram da Paulista Cultural. Já o SESC Avenida Paulista faz uma imersão em dois capítulos dentro da exposição Oficina Molina – Palatnik por meio de videodocumentação – a mostra apresenta um diálogo entre a obra do Mestre Molina e Abraham Palatnik, dois artistas emblemáticos da história da arte brasileira que integram o Acervo SESC de Arte.

Além disso, é possível participar de duas experiências virtuais do Itaú Cultural: uma delas é a Experiência: Obras e Processos de Beatriz Milhazes, prática digital que faz parte da exposição Beatriz Milhazes: Avenida Paulista. A segunda é a vivência online na Ocupação Chiquinha Gonzaga, abordando a trajetória de duas mulheres negras pioneiras na música brasileira: Chiquinha Gonzaga e Ivone Lara, ambas homenageadas no projeto Ocupação.

Exibição da peça teatral “O dia em que minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas” faz parte da programação. Foto: Ligia Jardim.

Também integra o eixo de visitas virtuais o episódio da série de mediação cultural virtual sobre a exposição João Carlos Martins: 80 Anos de Música, do Centro Cultural Fiesp, que aborda temas como a carreira internacional do maestro e seu trabalho junto ao SESI-SP, para difundir o acesso à música clássica.

A programação ainda contempla aulas de foto livros, aulas de arte, memória e inovação e um curso para formação de escritores. Para quem gosta de teatro, o bate-papo Práticas Pedagógicas de Artes Cênicas no ensino à distância convida os artistas e pedagogos Angela Ribeiro, Guilherme Yazbek, Inês Vianna, Murillo Basso e Silvia Gomez a compartilharem suas experiências, desafios e possibilidades para o aprendizado do teatro em plataformas digitais.

Já para as crianças as atrações são: oficina de contação de histórias e yoga, oficina para criação de um tambor japonês totalmente “faça você mesmo”, oficina de antotipia e, ainda, a exibição da peça teatral O dia em que minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas, completam a grade.

O SESC Avenida Paulista faz uma imersão em dois capítulos dentro da exposição “Oficina Molina – Palatnik por meio de videodocumentação”, que apresenta um diálogo entre a obra do Mestre Molina e Abraham Palatnik. Foto: Kazuo Kajihara.

Além dos cursos e oficinas, o festival terá ainda apresentações de performances e shows.

O MASP apresenta a performance de dança Avenida Paulista – Gamboa III, cuj os registros audiovisuais exploram as performances com intérpretes da Márcia Milhazes Companhia de Dança. As apresentações foram realizadas diante da pintura e da escultura homônimas que fizeram parte da exposição Beatriz Milhazes: Avenida Paulista. Os vídeos sublinham a longa parceria entre a artista e sua irmã, a coreógrafa Márcia Milhazes.

O cantor, compositor e violeiro Pereira da Viola apresenta, na noite de sexta-feira, uma música autoral ligada à cultura mineira e às raízes quilombola e rural, entre batuques, rasqueado, folia de reis e danças. A transmissão gratuita do show, que inclui um repertório envolto na ancestralidade e na vida no campo, tem a produção do Itaú Cultural.

No sábado serão exibidos um sarau e dois shows em sequência, que encerram a programação da Paulista Cultural 2021 #EmCasa. Às 19h, o sarau A Plenos Pulmões reúne poetas que desejam apresentar sua produção aos ouvidos atentos. Às 20h, o público pode curtir o concerto do tenor Jean William e do Quinteto Bachiana SESI-SP interpretando músicas como Eleanor Rigby (The Beatles), Your Song (Elton John), Sweet Child O’Mine (Guns N’ Roses) e Oceano (Djavan). Encerrando a maratona de atividades, às 21h, ocorre a apresentação musical inédita e muito especial, com Filipe Catto e participação de Maria Alcina, Ciro Barcelos e Alma Negrot, inspirada na exposição Madalena Schwartz: As metamorfoses, em cartaz no IMS Paulista.

Serviço:

Paulista Cultural 2021 #EmCasa

De 29 de junho a 3 de julho de 2021

Gratuito: Evento online com transmissão pelas redes sociais da Paulista Cultural

Facebook: paulistaculturaloficial

Instagram: paulistacultural.oficial

Veja a programação completa em paulistacultural.com.br.