A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC) realiza no sábado, dia 26, a campanha mensal de doação de sangue em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Universidade de Campinas (Unicamp). A campanha marca o movimento Junho Vermelho, que, além de homenagear os doadores, estimula a doação de sangue no período do inverno, quando as doações tendem a diminuir.
De acordo com informações do Hemocentro, os estoques de sangue estão abaixo da média, suficientes apenas para dois dias de consumo, enquanto o ideal é ter quantidade para, pelo menos, cinco dias. As causas da queda das doações de sangue, além das baixas temperaturas dessa época do ano, também são as campanhas de vacinação contra o coronavírus e contra a gripe (influenza).
Pandemia | Apesar de a pandemia ter afetado as doações em muitas cidades interrompendo as campanhas de doação de sangue, a FIEC conseguiu manter a média mensal da doação e inclusive se tornou referência para outros municípios ao implantar um sistema de agendamento online no mês de março para evitar aglomerações.
Em 2020, foram coletadas 1.515 bolsas de sangue e, de janeiro a maio deste ano, foram coletadas 681. Indaiatuba recebe a doação de sangue na FIEC há 16 anos e a fundação é certificada como Instituição Parceira do Hemocentro.
As doações ocorrem sempre no último sábado de cada mês, exceto em dezembro, por conta do período de recesso, na Unidade 1 da FIEC, localizada na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3405, Jardim Regina e contam com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, Secretaria Municipal da Saúde e Fundo Social de Solidariedade (Funssol).
O cadastro no sistema e a retirada de senha on-line para a campanha do dia 26 de junho estarão disponíveis a partir das 9h do dia 24 de junho de 2021 pelo link disponibilizado no site www.fiec.com.br/site/doacao.
Como ser um doador | Os requisitos obrigatórios são a apresentação de um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. No caso dos menores de 18 anos, é preciso ter o consentimento formal dos responsáveis. Não é necessário estar em jejum; o candidato deve apenas evitar ingerir alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Há vários critérios que podem determinar se o candidato está apto ou inapto para ser doador, para isso, é necessário passar por triagem realizada por profissionais do Hemocentro.
Mais informações em www.fiec.com.br/site/doacao.