Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Nova exposição do SESC Santos apresenta panorama da arte na Baixada Santista

Santos, por Kleber Patricio

Obra “Perequê”, de Mauricio Adnolfi. Foto: Bruna Quevedo.

A exposição inédita PORTOS – Processos Orientados via Território e Ocupações Santistas, em cartaz no SESC Santos, apresenta um panorama da arte contemporânea da região da Baixada Santista com trabalhos de diferentes linguagens artísticas, como xilogravura, cerâmica, videoarte, desenho, arte indígena e arte naïf, entre outras. Composta por 61 artistas ligados à região, participam da mostra nomes como Maurício Ianês, Marina Guzzo, Thiago Verá Benites da Silva, Elizeu Werá Tukumbo da Silva e Uwerá Nimangá Dju Gomes, sendo os dois últimos alguns dos representantes do recorte indígena da exposição. A curadoria é da equipe técnica da programação da unidade em parceria com a antropóloga Ilana Goldstein e colaboração de Cristine Takuá e Carlos Papá, curadores convidados da Aldeia do Rio Silveira.

O primeiro objetivo de PORTOS é dar visibilidade aos artistas da Baixada Santista, que contam com poucos espaços de projeção. O segundo é discutir as relações entre produção artística e território; ou seja, de que maneira as diferentes formas expressivas são fruto de experiências ligadas à vida no litoral, nas cidades da Baixada, em meio à arquitetura histórica, à mata atlântica e aos modos de se relacionar específicos de suas populações.

Sem título – Fred Casagrande – São Vicente, 2014.

Um terceiro objetivo é questionar as hierarquizações no sistema da arte, que costuma separar a arte contemporânea “legítima”, profissional, valorizada pelo mercado, avalizada pela crítica, da arte popular, autodidata, e do artesanato, desprezado por seu caráter utilitário. Na verdade, as fronteiras entre essas categorias são móveis e questionáveis e a exposição propõe diálogos temáticos e formais entre trabalhos feitos por pintores amadores e artistas premiados, entre outros sujeitos.

O percurso é dividido em quatro núcleos: o primeiro, chamado e dedicado ao mar, à navegação e ao porto; o segundo e o terceiro, interligados, focados nas maneiras de habitar a terra, na paisagem natural e urbana e, o quarto e último, aludindo à diversidade étnica e social do território, aos diferentes sujeitos que aqui habitam e suas relações. Além de Santos, estão representadas as cidades de São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe e Cubatão, bem como seus territórios indígenas.

A curadora convidada para essa mostra, Ilana Goldstein, é antropóloga e professora da Universidade Federal de São Paulo. Ilana já realizou curadoria de exposições como Terra Paulista: História, Artes e Costumes, exposta no SESC Pompeia, em 2005, e Jorge, Amado, universal, que ficou em cartaz ao longo de 2012 no Museu da Língua Portuguesa e no Solar Unhão/MAM, na Bahia.

“O mambembe” – Fabiano Ignacio – 93 x 65 cm.

Lista completa de artistas: Alyson Montrezol, Ana Akaui, Augusto Pakko, Biga Appes, Carlos Papa, Chico Melo, Coletivo (a)gente, Cris Alonso, Eleonora Artysenk, Élida Andréia Escobar, Elisabeth Ruivo, Elizeu Werá Tukumbo da Silva, EVORA Coletivo, Fabiano Ignácio, Fabiola Notari, Fabrício Lopez, Fred Casagrande, Fulvia Rodrigues, Gaio, Geandré, Gilda Martins de Figueiredo, Ildefonso Torres Filho, Ivy Freitas, Izaura Campos, Jhoni Morgado, José Maria da Costa Villar, Joyce Farias, Juliana do Espírito Santo e Lelê Lótus, Kátia Miyahira, Kelly Alonso Braga, Laércio Alves, Lidia Malynowskyj, Lucia Quintiliano, Ludemar Victor, Luiz Marq’s, Mai-Britt Wolthers, Márcia Santtos, Marcos Piffer, Marcus Cabaleiro, Mari Lucio, Maria Inês Veríssimo, Marina Guzzo, Maurício Adinolfi, Maurício Ianês, Nenê Surreal, Paulo Climachauska, Paulo von Poser, Rachel Midori, Raphaella Gomez, Renata Salgado, Roberta Lima, Rodrigo Munhoz a.k.a Amor Experimental, Sr. Domingos, Thiago Verá Benites da Silva, Tomzé Scala, Tubarão Dulixo, Ubiraci Gomes, Uwerá Nimangá Dju Gomes, Wadson Silva, Wilis Graffiti, Wilson Santos.

O público pode visitar a exposição de forma gratuita e presencial, mediante agendamento prévio online através da página de cada unidade no Portal do SESC São Paulo ou em SESCsp.org.br/exposicoes. Para assegurar o distanciamento recomendado entre os visitantes, as vagas para as sessões são limitadas e variam conforme a unidade, sempre respeitando o limite de até cinco pessoas a cada 100 m2 e a ocupação limitada da capacidade total de cada local. O uso de máscara é obrigatório durante todo período de permanência na unidade.

Serviço:

PORTOS

Local: SESC Santos

Período expositivo: Até 20 de novembro de 2021

Horário de visitação: Terça a sexta – 12h45, 14h, 18h30, 19h45 | Sábados – 11h, 12h15, 13h30, 14h45. Obs: Cada visitação é realizada com até seis visitantes por horário.

Agendamento de visitas: https://www.SESCsp.org.br/exposicoes

Classificação indicativa: Livre

Grátis

SESC Santos – Rua Cons. Ribas, 136 – Aparecida – Santos/SP

Acompanhe o SESC Santos nas redes sociais:

Facebook: @SESCsantos | Instagram: @SESCsantos | Youtube: /SESCemsantos.