A Secretaria de Assistência Social de Indaiatuba (SP) realizou a doação de cobertores e roupas para as pessoas em situação de rua que foram receber a vacina contra a Covid-19 no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), localizado no Jardim Santa Cruz, na sexta-feira (2). A busca ativa feita pela equipe do Serviço de Abordagem Social mapeou durante a semana 33 pessoas em situação de rua. Na sexta-feira, as equipes conseguiram levar até o Creas mais 17, totalizando 50 pessoas em situação de rua imunizadas com a vacina de dose única Janssen.
Durante a semana, sempre é ofertada para este público a opção de banho, café da manhã, roupas limpas e atendimento especializado. Caso eles queiram, podem ser encaminhados para o acolhimento na Comunidade Farol, com a qual a Prefeitura tem parceria. São 99 vagas destinadas para pessoas em situação de rua – 81 para homens e 12 para mulheres, além de 6 vagas para república. Caso necessário, o Serviço de Abordagem Social encaminha as pessoas para alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou para o Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (Caps AD) locazalido na Avenida Presidente Vargas, 890 – Vila Vitória 2.
Segundo o secretário de Assistência Social, Hélio Ribeiro, é importante manter essas pessoas próximas dos equipamentos públicos para assisti-los da forma mais adequada. “Precisamos cuidar desse público em vulnerabilidade social, traze-los para perto dos serviços que auxiliam na ressocialização. Muitos precisam de assistência, mas tem vergonha de solicitar. Nós estamos aqui para isso, para cuidar, para zelar das pessoas que mais precisam”, ressaltou o secretário.
Durante os próximos dias, se forem identificadas mais pessoas nesta situação, a equipe do Serviço de Abordagem Social fará o cadastramento para que elas recebem também a vacina contra a Covid-19.