Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Prefeitura treina servidores para Central de Libras

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Alyne Cervo.

Na última quinta-feira (8) o prefeito em exercício Túlio José Tomass Couto (Solidariedade), a Secretaria de Relações Institucionais e a empresa Icom Libras reuniram no auditório da Prefeitura de Indaiatuba servidores públicos de cada departamento para a apresentação da Central de Libras. O serviço será lançado na próxima terça-feira (13) por meio de live.

A intérprete de libras da Icom, Andrea Silva, explicou como vai funcionar a Central de Libras e fez uma simulação do atendimento que contará com mais de 150 intérpretes disponíveis. A partir do dia 14 de julho, o serviço estará disponível para o público, tanto no Paço Municipal como nas demais repartições municipais, no atendimento de forma presencial ou no acesso pelo site da Prefeitura, que disponibilizará um ícone da Central de Libras com uma intérprete em tempo real.

Na prática, quando um deficiente auditivo buscar qualquer área dentro do Paço Municipal, o servidor terá a possibilidade de prestar um melhor suporte. Por meio do aplicativo da Icom ou pelo QR Code que vai constar no site da Prefeitura, será possível fazer a tradução simultânea por intermédio de uma intérprete que estará disponível em vídeo chamada, o que facilitará o diálogo, interação e a acessibilidade dos deficientes auditivos. São mais de 150 intérpretes disponíveis.

O conceito é de que, futuramente, toda a cidade possa contar com essa tecnologia e também externar para cidades próximas. A implantação da Central de Libras no município foi idealizada a partir da Lei nº 7.211, de autoria da vereadora Silene Carvalini. A Lei propõe a criação de uma Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Guias Intérpretes para surdos e surdos-cegos, a Central de Libras.