Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Selecionado para o 49º Festival de Gramado, curta brasileiro ‘Stone Heart’ aborda polarização e individualismo

Rio Grande do Sul, por Kleber Patricio

Frame do filme.

Produzido no formato de animação, o curta-metragem Stone Heart, dirigido por Humberto Rodrigues, nos coloca diante de um mundo destruído pelo individualismo, mal que se reflete na falta de empatia e de senso coletivo. O contexto é causa e consequência de uma polarização que custa caro à humanidade, com efeitos nocivos e muitas vezes irreversíveis.

O auge do egocentrismo se reflete no isolamento total dos corpos e dos sentidos, o que pode ser revertido por um simples gesto de altruísmo. Mas seremos mesmo capazes de praticar tal gesto, tomados que estamos por olhares agressivos e exacerbados, contaminados pelas redes sociais? “Essa é uma das reflexões que o filme traz e por isso estamos muito felizes com sua seleção no 49º Festival de Gramado: por podermos difundir a nossa arte em uma produção que conecta o Brasil de Norte a Sul, já que a Petit Fabrik, também produtora do projeto, está no Amazonas”, diz Luciana Druzina, produtora executiva do filme e CEO da gaúcha Druzina Content, uma das empresas produtoras do curta.

A produtora executiva Luciana Druzina. Foto: acervo pessoal.

A parceria entre a Druzina e a Petit Fabrik vem de outras cenas, como a animação Lupita, contemplada como a melhor série brasileira na edição passada do Gramado Film Market. Agora, a lista de créditos se estende também às produtoras gaúchas KF Studios e Bactéria Filmes, reunindo um renomado time de profissionais em torno desta criação que tanto orgulha seus realizadores.

Em poucos minutos, Stone Heart dispensa legendas para sintetizar um mal do nosso tempo em qualquer lugar do mundo, cumprindo uma conexão universal. O enredo se dá por meio de ações, sem que uma só palavra seja necessária à compreensão do filme.

A 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes eventos de audiovisual do país, acontece este ano entre 13 e 21 de agosto, de modo ainda remoto, em razão da pandemia da Covid-19.

Stone Heart será exibido no primeiro dia do Festival e ficará disponível durante o período do evento no streaming do Canal Brasil. Na TV, o mesmo Canal Brasil levará o curta ao ar no dia 15 de agosto. No dia seguinte, 16, o filme motivará um debate com o diretor, Humberto Rodrigues, no YouTube.

Link para o Teaser 30″: https://vimeo.com/stoneheart30s.

O diretor Humberto Rodrigues. Foto: acervo pessoal.

Sobre o diretor | Humberto Rodrigues nasceu em Parintins, uma ilha com forte tradição artística do rio Amazonas. Desde pequeno começou a desenhar e aos poucos realizou seu sonho de trabalhar com audiovisual. Apaixonado por cinema, games e animação, com muito esforço e dedicação conquistou uma vaga para especializar-se na escola Gobelins, em Paris, reconhecida como uma das melhores escolas de artes do mundo. Tem mais de 10 anos de experiência na área, dirige projetos de TV, cinema, tecnologia e games com conteúdos publicados em canais e plataformas na América Latina e no mundo.

Sobre a produtora | Luciana Druzina é apaixonada por narrativas divertidas e inovadoras. Proprietária da Druzina Content onde, há mais de 15 anos, produz séries, filmes e games premiados, exibidos em mais de 50 territórios do mundo nas mais diversas plataformas e canais. No último ano a empresa foi vencedora do 48º Prêmio Exportação da ADVB. Sua atuação no mercado se destaca na área da animação. Atua como produtora, produtora executiva, showrunner, game designer e esse ano foi convidada para ser membro da comissão julgadora do International Emmy® Awards.

Ficha técnica

Título do filme: Stone Heart

Produção: Petit Fabrik e Druzina Content

Coprodução: KF Studios e Bacteria Filmes

Direção: Humberto Rodrigues

Produtora: Luciana Druzina

Produção Executiva: Luciana Druzina, Humberto Rodrigues, Daniela Israel

Sound Design: Kiko Ferraz, Chrístian Vaisz

Técnica: 3D Animation

Gênero: Sci-fi / Drama

Duração: 8:52′.