A equipe da EMEB e Creche Prof. Galdino Augusto Lopes Chagas coloriu os espaços da unidade para receber os alunos para o retorno presencial das aulas. As pinturas foram feitas pensando na proposta de atividades de estimulação infantil a partir dos conteúdos e projetos trabalhados pela Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba.
As paredes da entrada da escola receberam pinturas que contemplam o Projeto Ler Faz Bem – as imagens retratam a magia do mundo da leitura e tornam mais acolhedor o ambiente onde os pais e alunos são recepcionados para retirar as atividades impressas.
Nas áreas externas, onde ficam o “Parque I” e “Parque II”, destinados às atividades de recreação e movimento, algumas paredes foram coloridas com desenhos de flores e aves, que contemplam a temática Meio Ambiente. No chão, foram desenhados circuitos para desenvolver atividades de pequenos deslocamentos, além de etapas para apresentar de forma lúdica as letras e números aos alunos.
No corredor de acesso às salas de aula do Bloco 2 foi feito desenhos de peixes e elementos que precisam ser preservados para a conservação do Meio Ambiente, desenvolvida nas atividades com os alunos.
As paredes do Porão de Contação de Histórias receberam pintura de personagens dos contos clássicos infantis para estimular e desenvolver o hábito de leitura. Neste espaço, as crianças terão contato com a leitura, contação, reconto, teatro e criação de histórias, diretrizes propostas pelo Projeto Ler Faz Bem.
A “Cidade Galdino” foi criada na área de atividades do Bloco 2, onde foi reproduzido, de forma divertida e didática, o bairro em que está instalada a escola. O objetivo é fazer com que as crianças compreendam a importância dos pontos de referência para a localização espacial, além de trabalhar com a representação da via pública para ensinar o deslocamento com os cuidados básicos para evitar acidentes no trânsito.
Em outra parede do pátio do Bloco 2 foram feitos murais para a exposição de fotos e trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Ao lado da cozinha onde são preparados os alimentos dos alunos foram feitas pinturas para reforçar os hábitos saudáveis trabalhados no Projeto Alimentação Saudável.
Já no “Porão de Atividades” serão criadas ilustrações de indivíduos de diferentes etnias, para demonstrar o conteúdo direcionado pelo Projeto Relações Étnico-Raciais.
As pinturas têm sido divulgadas para a comunidade escolar por meio de fotos e vídeos enviados aos responsáveis nos grupos de WhatsApp das turmas da escola.