Dois rótulos da RAR Vinhos, idealizada por Raul Anselmo Randon, garantiram o reconhecimento de menção honrosa na International Wine Challenge, tida como a competição de vinhos mais influente, imparcial e rigorosamente avaliada do mundo, realizada em Londres, em abril deste ano. Os rótulos Riserva di Famiglia 2018 e Collezione Pinot Noir 2019 competiram com vinhos de mais de 50 países e foram julgados por um painel de especialistas internacionais em uma degustação às cegas de duas semanas, realizada sob as medidas de segurança da Covid.
Conforme o diretor-superintendente da RAR, Sergio Martins Barbosa, a International Wine Challenge é uma competição diferente, pois julga cada rótulo por sua fidelidade ao estilo, região e safra. “Um vinho vencedor de medalhas do IWC é degustado por um mínimo de oito juízes. O processo rigoroso é respeitado pelos varejistas e compradores internacionais de vinho e abre as portas para o comércio internacional”, explica o executivo.
Os rótulos da RAR têm recebido destaque pelo diferencial de seu terroir, que se reflete em vinhos de muita personalidade, produzidos a partir de vinhedos localizados na Região dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. A altitude de mil metros proporciona um clima frio, com grandes diferenças de temperatura entre o dia e a noite, propiciando uma maturação lenta das uvas, com alta concentração de cor e taninos.
O Riserva di Famiglia é elaborado com uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, já o Collezione Pinot Noir é produzido com a variedade que tem origem na França, mas se adaptou bem à região onde a RAR cultiva seus vinhedos. “Nosso Pinot Noir é realmente diferenciado, pois passa pelo processo de envelhecimento durante seis meses em barricas novas de carvalho francês”, conta.
A RAR foi idealizada por Raul Anselmo Randon na década de 1970, com origem na fruticultura, especialmente o cultivo e a exportação de maçã. Atualmente, é a terceira maior produtora e comercializadora da fruta no Brasil. Já em 1990 a empresa montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália, a marca Gran Formaggio. O portfólio possui uma linha de importados composta por queijos e acetos italianos, presuntos e salames italianos e espanhóis e azeites de oliva chilenos. A parte de derivados é constituída por creme de leite fresco, manteiga e queijo parmesão. A empresa, com sede em Vacaria (RS), ainda conta com linha de 19 rótulos, entre vinhos e espumantes e azeite de oliva, a partir de produção própria. Esses e outros produtos podem ser encontrados na loja virtual www.spacciorar.com.br.