Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Conservatório de Tatuí lança série de videoaulas no projeto ‘Conservatório na Rede’

Tatuí, por Kleber Patricio

O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí, traz um espetáculo especial para o público com o lançamento do Conservatório na Rede. São mais de 60 vídeos preparados por professores da instituição e convidados com o objetivo de levar cultura e conhecimento para mais pessoas e permitir que, mesmo de casa, todos possam aprender e se sentir mais próximos dos docentes e alunos. O primeiro vídeo foi divulgado na última quarta-feira (4/8) nos canais oficiais do Conservatório no Instagram, YouTube e Facebook.

Além de conhecer toda a história por trás das coxias do maior Conservatório Dramático e Musical da América Latina, o público terá acesso a diversos conteúdos que variam desde a história da música e artes cênicas, repertórios, cuidados com instrumentos, a voz, a cena, até a tecnologia, que se tornou fundamental para que artistas continuem a levar música e teatro a todo Brasil, além de encantar e inspirar suas audiências em um período de pandemia e isolamento social.

O gerente artístico pedagógico de artes cênicas do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e um dos coordenadores do projeto, Antonio Salvador, destaca que são aulas breves, em torno de quinze minutos cada uma, podendo despertar o interesse de estudantes e educadores de diversas áreas artísticas. “As séries foram pensadas a partir de três videoaulas cada uma, que se articulam entre si a partir de um eixo temático. Algumas videoaulas foram preparadas especialmente para as crianças. O projeto ‘Conservatório na Rede’ também é destinado a um público mais amplo, que tem curiosidade nas linguagens presentes no Conservatório, mas que nunca fez uma aula de música ou teatro”, comenta Salvador.

A diretora executiva da Sustenidos, Alessandra Costa, também fala sobre a importância do Projeto. “Assumimos a gestão do Conservatório de Tatuí em um momento atípico e tivemos que adaptar as atividades regulares para continuarmos levando ensino de qualidade aos nossos alunos e alunas, artistas da música e da cena e público de modo geral. Mesmo com a retomada parcial e gradativa das aulas presencias a partir de maio, seguindo todos os critérios de segurança, sentimos que precisávamos continuar a fomentar e disseminar o conhecimento. Por isso, lançamos o ‘Conservatório na Rede’ com o objetivo de tornar público e acessível todo o material produzido por nossos professores e convidados”, completa Alessandra.

Temas que serão apresentados nas séries:

1 – Arte Musical e suas Técnicas

2 – Criando Vídeos Musicais

3 – Cuidados com Instrumentos Musicais

4 – Destaques do Conservatório de Tatuí

5 – Fazendo Música com Criança

6 – Gêneros Musicais na Música Popular

7 – Grupos da Música de Concerto

8 – Instrumentos na Música de Concerto

9 – Instrumentos na Performance Histórica

10 – Música e Cultura Popular

11 – Música e Educação

12 – Música e Mercado: Caminhos do som

13 – Música e Temas Contemporâneos

14 – O Interior da Cena

15 – Repertórios Musicais do Brasil

16 – Teatro na Escola

17 – Todas as Cordas

18 – Um Pouco da História da Música

19 – Vozes no Ar

20 – A Voz da Cena

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e VISA.

Sobre o Conservatório de Tatuí | Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” – Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é um dos mais respeitados conservatórios dramático-musicais da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura.