Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba realiza concerto presencial com entrada gratuita

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Concerto da série “O Brasil e o Mundo” traz Mozart e José Maurício Nunes Garcia. Crédito da foto: Felipe Gomes.

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba realiza, no dia 26, o segundo concerto da temporada O Brasil e o Mundo, que celebra a conexão de artistas mundiais e regionais. A apresentação Universo Clássico: Mozart e José Maurício Nunes Garcia acontece às 20h na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), e recebe os solistas Adonhiran Reis e Gabriel Marin.

Wolfgang Amadeus Mozart e o Padre José Maurício Nunes Garcia habitaram universos distintos, mas tinham um estilo clássico comum. Enquanto Mozart teve um marco na sua trajetória musical com a obra Sinfonia Concertante, escrita para violino, viola e orquestra, Nunes Garcia conseguiu a alcunha de ‘Mozart Brasileiro’ por ser um dos maiores nomes da música clássica nacional na primeira metade do século 19. Sua obra é, majoritariamente, sacra e para o espetáculo da Sinfônica será apresentada a Abertura em Ré, uma de suas poucas peças instrumentais.

O concerto tem direção artística e regência do maestro Paulo de Paula e conta com a participação de dois solistas na Sinfonia Concertante: o violinista Adonhiran Reis, que é professor de violino da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e tem presença garantida nos principais festivais do Brasil e exterior como França e Alemanha; e o violista Gabriel Marin, que já foi chefe de naipe das violas da OSB por seis temporadas, além ter atuado em outras orquestras como as sinfônicas da Paraíba, Sergipe e Campinas e a Orquestre D’Auvergne, da França.

O solista Adonhiran Reis. Foto: divulgação.

Como assistir | O concerto Universo Clássico: Mozart e José Maurício Nunes Garcia tem entrada gratuita, mas é preciso reservar os lugares por meio do preenchimento de um formulário online, que está neste link. É possível reservar no máximo cinco entradas por pessoa das 300 disponíveis – devido à capacidade de público do teatro em número reduzido, em razão do Covid-19.

Vale lembrar que é obrigatório o uso máscara e o respeito ao distanciamento durante toda a atração. No dia do concerto, aqueles que quiserem contribuir podem fazer a doação de um litro de leite longa vida. O Ciaei – Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba fica na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina, Indaiatuba (SP).

Transmissão | Para quem não conseguir ingressos ou não puder comparecer na apresentação presencial, o concerto será transmitido no dia 30 de setembro, às 20h, no canal do YouTube da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, disponível neste link.

O Brasil e o Mundo | As nuances desta série se entrelaçam em um rico diálogo entre a música universal e a regional. Cada um dos três concertos mescla, de uma maneira muito própria, obras reconhecidas pertencentes ao repertório clássico universal com peças que transmitem e se reverenciam à cultura brasileira. Assim, o Brasil e o mundo são colocados em perspectiva por meio de uma experiência enriquecedora.

A viabilização desta temporada é fruto do reconhecimento do trabalho da Orquestra.  Em novembro de 2020, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba recebeu o Prêmio Histórico de Realização em Música pelo Governo do Estado de São Paulo, por ter conquistado o 1º lugar na premiação após avaliação técnica de uma comissão especializada. Estes recursos estão sendo investidos nos projetos deste ano, incluindo a série de apresentações O Brasil e o Mundo.

O solista Gabriel Marin. Foto: Artística Rawziski.

Além de Universo clássico: Mozart e Padre José Maurício Nunes Garcia, integram este conjunto os espetáculos Bach e Villa-Lobos: de mestre para mestre, que aconteceu em agosto no formato online, e Erudito e Popular. A realização da série O Brasil e o Mundo é da Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba (Amoji), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba.

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba – Vídeo: clique aqui

Serviço:

Série O Brasil e o Mundo – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba

Concerto: Universo Clássico: Mozart e José Maurício Nunes Garcia

Solistas: Adonhiran Reis (violino) e Gabriel Marin (viola)

Data: 26 de setembro – Horário: 20h

Onde: Sala Acrísio de Camargo (Ciaei – Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) – Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba (SP)

Reservas: clique aqui

Online | Com canções praieiras ou sambas baianos, toda a influência e brasilidade do compositor baiano Dorival Caymmi se faz presente no concerto da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba intitulado Caymmi. A homenagem, que aconteceu presencialmente na sexta-feira (10) no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), ganha uma sessão online, transmitida neste domingo, 19, às 20h, no canal da Orquestra no YouTube.

A apresentação traz no repertório canções como Samba da Minha Terra, Marina, Saudade da Bahia e O Bem do Mar. A direção artística é do maestro Paulo de Paula e os arranjos são de Emanuel Massaro. Dividem o palco com a Sinfônica os cantores Gustavo Spínola e Camila Foroni, além da banda Vila Jazz.

Site www.orquestradeindaiatuba.org.br | Instagram orquestrasinfonicadeindaiatuba | Facebook orquestraindaiatuba.

(Fonte: Armazém da Notícia)