Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Exposição celebra o Dia Mundial dos Rios e propõe reflexão sobre a importância da água para a humanidade

São Paulo, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação.

A Unibes Cultural, em parceria com o Festival de Fotografia de Paranapiacaba, realizará a exposição Território das Águas, uma mostra com oito fotografias que tem por objetivo refletir sobre a importância da água para o planeta e sociedade, ampliar a discussão sobre o tema e celebrar o Dia Mundial dos Rios, que é comemorado em 26 de setembro. O horário de visitação será das 6h às 23h, a partir do dia 22 de setembro no muro externo da Unibes Cultural. A curadoria é de João Kulcsár.

As fotos para a exposição foram selecionadas pela Convocatória do Festival de Fotografia de Paranapiacaba por meio de cinco fotógrafos: Nilmar Lage, Margulha e Voa, Márcio Borsoi, Raphael Alves e Sheila Oliveira, além de três fotógrafas convidadas: Marilene Ribeiro, Julia Pontés e Elza Lima. A exposição irá exibir, sob os olhares dos artistas mencionados, pessoas atingidas pelas construções das grandes hidroelétricas, vistas aéreas das barragens de minérios e os povos ribeirinhos do Norte do país.

Para Bruno Assami, idealizador e diretor executivo da Unibes Cultural, além de sempre ser atual, o tema merece o devido destaque por conta de sua importância para a vida. “Água é essencial para o planeta e sociedade. Vale o debate sobre como a utilizamos por se tratar de um bem finito. A cultura e a arte, por meio das fotografias, têm esse poder de gerar a consciência e incentivar a reflexão”, destaca Bruno.

(Divulgação)

Simultaneamente com a mostra na Unibes Cultural, a exposição também será realizada em Paris, na Galeria Initial Labo. Além da exposição, também haverá uma projeção na coluna externa da Unibes Cultural de um vídeo com as imagens e animações no dia 24 de setembro, às 19h, e uma live, dia 22 de setembro, às 19h, nas redes sociais da Unibes Cultural e do Festival de Fotografia de Paranapiacaba. A live contará com a presença de José Bueno, da iniciativa Rios e Ruas, projeto que já mapeou 800 cursos de água escondidos no concreto, e Alexandre Gonçalves, designer do estúdio Laborg.

Para mais informações sobre estes e outros eventos, acesse o site da Unibes Cultural. Acompanhe as redes sociais da Unibes Cultural: Facebook, Linkedin, Youtube e Instagram.

Serviço:

Exposições – Unibes Cultural

Fotografias em Lambe nas paredes externas da Unibes na entrada do Metrô Sumaré

Data: 22 de setembro a 30 de novembro.

Horário: 6h às 23h

Paris

Territoire de l’eau

Data: 23 de setembro a 9 de outubro

Horário: 10h às 18h (Horário de Paris)

Local: Galeria Initial Labo

62 Av. Jean-Baptiste Clement

Metrô-SP

Data: 20 de setembro a 31 de outubro

Horário: 6h às 23h

Local: Metrô Paraiso

Projeções:

Unibes Cultural – data: 24 de setembro, às 19h

Vila de Paranapiacaba – data: 25 de setembro, às 18h

Paris – Initial Labo- data: 30 de setembro, às 19h (horário de Paris)

Live:

Data: 22 de setembro, às 19h

Quem: José Bueno (Rios e Ruas) e Alexandre Gonçalves (Laborg)

Onde: Mídias sociais da Unibes Cultural e FFP.

Mediação: João Kulcsár

Data: 23 de setembro, às 19h

Quem: Fotógrafos (as) da convocatória e convidadas – Nilmar Lage, Sheila Oliveira, Marcio Borsoi, Raphael Alves, Mergulha e Voa, Marilene Ribeiro, Julia Pontés e Elza Lima

Mediação: João Kulcsár

Onde: Mídias sociais do FFP.

Data: 30 de setembro, às 19h

Fotografia brasileira em Paris

Quem: Glaucia Nogueira (Iande Photographie) e Denise Zanet (Initial Labo Galerie)

Mediação: João Kulcsár

Onde: Mídias sociais do FFP.

Sobre Unibes Cultural | Em funcionamento desde 2015 na Rua Oscar Freire, em São Paulo, a Unibes Cultural tem o papel de hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais ao convergir, conectar e distribuir cultura e diferentes conhecimentos. Com uma programação variada, que inclui shows, exposições, palestras, atividades para o público infantil e peças de teatro, o centro cultural da Unibes assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A curadoria do espaço propõe encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro.

(Fonte: LVBA Comunicação)