Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Obra póstuma relata história do Mosteiro da Luz

São Paulo, por Kleber Patricio

Capa do livro “Mosteiro da Luz” (divulgação/KPMO).

Após enfrentar muitos desafios, inclusive o falecimento do autor Benedito Lima de Toledo, a KPMO Cultura e Arte presenteia São Paulo com a publicação Mosteiro da Luz. O lançamento ocorreu no sábado, 2 de outubro, no Museu de Arte Sacra de São Paulo.

A união do arquiteto, urbanista e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP Benedito Lima de Toledo com os apoios do arquiteto e diretor de arte Marcello de Oliveira e Suzana Alessio de Toledo, bibliotecária e esposa do autor, resultou em rica pesquisa com textos cuja narrativa é acompanhada por uma extensa iconografia e curadoria fotográfica primorosa.

O livro relata a história do importante conjunto arquitetônico colonial inserido no bairro da Luz, região central da cidade de São Paulo. O Mosteiro da Luz preserva até hoje as características de sua técnica construtiva em taipa de pilão e de sua arquitetura de caráter religioso. Frei Antônio de Sant’anna Galvão, o São Frei Galvão, responsável pela construção do Mosteiro da Luz, faleceu em 1822 e seu corpo encontra-se sepultado na igreja erguida em homenagem a Nossa Senhora da Luz.

Ficha Técnica:

Edição: KPMO Cultura e Arte

Autor: Benedito Lima de Toledo

Coordenação geral: Suzana Alessio de Toledo

Prefácio: Gabriel Frade

Orelha: Lúcio Gomes Machado

Direção de arte: Marcello de Oliveira

Ensaio fotográfico: Maíra Acayaba

Apoio Cultural: AnimaCasa, Pitá e Refúgios Urbanos

Ano: 2021

Número de páginas: 180

Medidas: 22 × 25 cm

(Fonte: Fernanda Baruffaldi/Enxame de Comunicação)