O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo apresenta a partir do dia 16 de outubro a mostra individual Macrocosmos, microcosmos ou a cosmogonia dos incêndios, do artista plástico recifense Kilian Glasner. Com curadoria de Paulo Kassab, a exposição reúne um conjunto de 29 trabalhos, entre desenhos, instalação audiovisual e esculturas de bronze, criadas após a contemplação dos cosmos durante viagem ao Atacama e a partir de um trágico evento: um incêndio que consumiu seu ateliê e as obras que seriam originalmente expostas nesta mostra.
Nos desenhos é possível observar a Via Láctea, nebulosas, supernovas e outros corpos celestes. Neles, foram utilizados giz pastel, cola, pó e carvão colhidos nos escombros do incêndio de seu espaço de criação. “As representações surgiram depois de uma viagem para o deserto do Atacama, onde visitei observatórios e contemplei o céu de uma forma mais ampla. Mais tarde, durante a noite do incêndio, quando tudo estava ainda em chamas, eu fui até a praia e me deitei na areia para olhar o céu. A imagem me confortou e resolvi usar o carvão que restou para produzir as obras”, conta o artista.
Após utilizar destroços e ruínas como assuntos centrais da série Rua do Futuro (2009) e explorar as diferentes plasticidades do fogo em Anatomia do Fogo (2014), Kilian transforma o espaço do CCBB em seu ato final. Na mostra, ele estabelece uma conexão entre os móveis e objetos transformados em cinzas com a própria característica cíclica dos cosmos. “Trata-se de reconstruir e expressão artística a partir dos elementos produzidos pelo fogo”, comenta Glasner.
Kilian reforça que os trabalhos contam, por meio da história dos desenhos e suas potências subversivas e criadoras, as próprias ligações do artista com o fogo, iniciada nas exposições já citadas e em O brilhante futuro da Cana-de-Açúcar, de 2010.
Segundo o curador da exposição, Paulo Kassab, “Macrocosmos, microcosmos ou a cosmogonia dos Incêndios marca a volta de Kilian Glasner às séries anteriores em um ato que inverte o sentido das criações precedentes. Agora a ruína não mais é a representação, ela salta do papel para presença, testemunha o que foi consumido e aponta, ao mesmo tempo, para aquilo que pode emergir, o sonho”.
Um vídeo de 12 minutos, no qual o artista caminha sobre os escombros do que restou de seu ateliê na Ilha de Itamaracá, revela sua relação simbólica com o antigo espaço e evoca a ambiguidade dos incêndios, que apesar de devastadores, carregam a força de novas criações.
Sobre Kilian Glasner | Kilian Glasner vive e trabalha em Recife, Brasil. Sua obra foi premiada no 39º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco em 1999. Realizou seus estudos de graduação e mestrado na École Nationale Superieure des Beaux-Arts. Residiu em Paris de 2000 a 2007. Dentre seus projetos destacam-se: residência artística na Academia Francesa de Artes em Roma, a Villa Médici, e seus trabalhos fotográficos na cordilheira do Himalaia, na Índia, em 2003, além da participação em mostras coletivas na França, Holanda e Itália.
Retornou para Recife em 2007 e em 2008 apresentou uma mostra individual na Galeria Mariana Moura. Em 2009, foi contemplado pelo programa Rumos Artes Visuais do Instituto Itaú Cultural e participou de mostras em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Branco e Brasília. Seu trabalho tem sido mostrado em países como Bruxelas, USA, Itália, França, Holanda, Portugal e em várias cidades no Brasil.
Serviço:
Macrocosmos, microcosmos ou a cosmogonia dos incêndios, de Kilian Glasner
Abertura: 16 de outubro de 2021, a partir das 13h
Período expositivo: 16 de outubro a 22 de novembro de 2021, todos os dias, exceto às terças, das 9h às 18h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo
Endereço: R. Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo
Entrada gratuita (reservas pelo site ou APP Eventim ou diretamente na bilheteria do CCBB)
Classificação: Livre
Mais informações: (55) 11 4883-0351 e contato@galerialume.com
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(Fonte: a4&Holofote comunicação )