Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Unicamp promove II Simpósio “A Identidade Brasileira na Música de Concerto”

Campinas, por Kleber Patricio

Nos dias 26 e 27 de outubro acontece a segunda edição do Simpósio Identidade Brasileira na Música de Concerto, evento interdisciplinar online e gratuito organizado pela OSU (Orquestra Sinfônica da Unicamp) em parceria com o Ciddic (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural). O objetivo desta edição é oferecer uma reflexão sobre as diversas brasilidades da música de concerto nacional e os caminhos para sua difusão.

De acordo com a idealizadora do evento, Cinthia Alireti, regente e diretora artística da OSU, “a nova edição irá reunir, mais uma vez, criadores, intérpretes, gestores, pesquisadores e embaixadores da música brasileira que atuam em diversas partes do Brasil”. Segundo Alireti, o objetivo central do evento é o de os convidados “compartilhem suas ideias e conhecimentos acerca de questões que influenciam a performance, a criação e a difusão da música de concerto nacional”, complementa.

A abertura e o encerramento desta edição contarão com informações sobre dois compositores cujas obras transitam entre o erudito e o popular: Ernesto Nazareth, tema da palestra do Prof. Dr. Cacá Machado, e Clarice Assad, compositora que será entrevista especialmente para o evento.

Entre os destaques, ressalta-se o tema da palestra do Prof. Dr. Paulo Castagna A diversidade do patrimônio musical brasileiro e suas aplicações na música de concerto, além da participação do percussionista e Prof. Dr. Fernando Hashimoto, que irá falar sobre a percussão no repertório brasileiro de concerto. Já o maestro e Prof. Dr. Antonio Francisco de Sales Padilha irá nos levar para uma viagem ao universo musical e cultural do Maranhão.

Já nas mesas de debates estão escaladas discussões que abordam desde questões estéticas, como Ingredientes e Identidade da nossa música de concerto, como a Ópera brasileira. Questões de performance serão abordadas na mesa Sonoridade do Português do Brasil. Em As outras músicas do Brasil serão levantadas questões que refletem sobre o artístico dentro do mercado nacional, discutindo os caminhos para a sustentabilidade do repertório e a sua difusão. Já o debate Mercado de Criação é uma sólida conversa que traz uma visão sobre a carreira e a produção dos criadores independentes da academia.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira, 26 de outubro

10h00–11h00 – Palestra 1: Ernesto Nazareth – entre o erudito e o popular

Por Prof. Dr. Cacá Machado.

Link: (em breve)

11h30–12h30 – Debate 1: Ingredientes e Identidade

Quais são os recursos – sonoros, conceituais, físicos, virtuais, humanos etc. – utilizados na criação da música de concerto brasileira? E em que sentido os “ingredientes” podem criar conexões que ultrapassam os limites das salas de concerto?

Moderação: Profa. Dra. Denise Hortência Garcia

Convidados (as): Prof. Dr. Jônatas Manzolli, Maestro e Prof. Dr. Antônio Borges-Cunha, Prof. Rodrigo Lima, compositora Silvia de Lucca.

Link: (em breve)

14h30–15h30 – Debate 2: Sonoridade do português do Brasil

Como se constrói a sonoridade vocal no repertório coral e lírico brasileiro? De que maneira a música popular e folclórica afeta a interpretação da música vocal de concerto?

Moderação: Prof. Dr. Ângelo José Fernandes

Convidados (as): regente e Profa. Nailse Machado, regente e Profa. Isabela Sekeff, Profa. Juliana Starling, Profa, Malu Mestrino

Link: (em breve)

16h00–17h00 – Palestra 2: A percussão no repertório brasileiro

Por Prof. Dr. Fernando Hashimoto

Link: (em breve)

17h30–18h30 – Debate 3: As Outras Músicas do Brasil

Quais são as iniciativas que promovem a sustentabilidade da música de concerto brasileira? De que maneira é possível incentivar a diversidade cultural e, paralelamente, fomentar os elos com o público atual?

Moderação: Maestrina Cinthia Alireti.

Convidados (as): Sra. Ana Flávia Cabral Souza Leite, Prof. Fabio Cury, Maestro Rubens Russomanno Ricciardi, Maestro e Prof. Abel Rocha.

Link: (em breve)

Quarta-feira, 27 de outubro

10h00–11h00 – Palestra 3: Música e Cultura no Maranhão

Prof. Dr. Antonio Francisco de Sales Padilha

Link: (em breve)

11h30–12h30 – Debate 4: Mercado de Criação

Quais são as dificuldades e necessidades atuais na área de criação musical? De que maneira a educação musical contribui para a inserção do profissional de criação no meio musical? Quais as tendências deste mercado no Brasil?

Moderação: Maestrina Cinthia Alireti / Ivenise Nitchepurenco

Convidados (as): Alexandre Guerra, João Macdowell, Paulo Aragão, Prof. Paulo Zuben, Ivenise Nitchepurenco

Link: (em breve)

14h30–15h30 – Palestra 4: Diversidade do patrimônio musical brasileiro e suas aplicações na música de concerto

Por Prof. Paulo Castagna

Link: (em breve)

16h00–17h00 – Entrevista com Clarice Assad

Moderação: Maestrina Cinthia Alireti / Prof. Dr. Paulo Tiné

Link: (em breve)

17h30–18h30 – Debate 5: Ópera brasileira

Quais são as histórias que inspiram as produções nacionais? Como funciona o mercado de ópera contemporânea? De que maneira este gênero se transforma para permanecer atual?

Moderação: Maestrina Cinthia Alireti / Prof. João Luis Sampaio

Convidados (as): Maestro e Prof. Gabriel Rhein-Schiratto, Prof. João Luiz Sampaio, Prof. Dr. Leonardo Martinelli, Livia Sabag

Link: (em breve)

19h00 – Concerto “virtual” de músicos da OSU.

Serviço:

II Simpósio A Identidade Brasileira na Música de Concerto

Data: 26 e 27 (terça e quarta-feira) de outubro de 2021

Evento online e gratuito

Inscrições e informações: www.tiny.one/identidade.

(Fonte: Nicole Somera/Acessibilidade e Comunicação/Orquestra Sinfônica da Unicamp – Ciddic)