Entre os dias 26 e 27 de outubro acontece a segunda edição do simpósio A Identidade Brasileira na Música de Concerto, evento interdisciplinar online e gratuito organizado pela OSU (Orquestra Sinfônica da Unicamp) em parceria com o CIDDIC (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural). O objetivo desta edição é oferecer uma reflexão sobre as diversas brasilidades da música de concerto nacional e os caminhos para sua difusão.
De acordo com a idealizadora do evento, Cinthia Alireti, regente e diretora artística da OSU, “a nova edição irá reunir, mais uma vez, criadores, intérpretes, gestores, pesquisadores e embaixadores da música brasileira que atuam em diversas partes do Brasil”. Segundo ela, o objetivo central do evento é o de os convidados “compartilhem suas ideias e conhecimentos acerca de questões que influenciam a performance, a criação e a difusão da música de concerto nacional”, complementa.
A abertura e o encerramento desta edição contarão com informações sobre dois compositores cujas obras transitam entre o erudito e o popular: Ernesto Nazareth, tema da palestra do Prof. Dr. Cacá Machado, e Clarice Assad, compositora que será entrevista especialmente para o evento.
Entre os destaques, ressalta-se o tema da palestra do Prof. Paulo Castagna As Diversidade do patrimônio musical brasileiro e suas aplicações na música de concerto, além da participação do percussionista e Prof. Dr. Fernando Hashimoto, que irá falar sobre a percussão no repertório brasileiro de concerto. Já o maestro e Prof. Dr. Antonio Francisco de Sales Padilha irá nos levar para uma viagem ao universo musical e cultural do Maranhão.
Nas mesas de debates estão escaladas discussões que abordam desde questões estéticas, como sobre os Ingredientes e Identidade da nossa música de concerto, como a Ópera brasileira. Questões de performance serão abordadas na mesa sobre Sonoridade do Português do Brasil. Em As outras músicas do Brasil, serão levantadas questões que refletem sobre o artístico dentro do mercado nacional, discutindo os caminhos para a sustentabilidade do repertório e a sua difusão. Já o debate sobre o Mercado de Criação, uma sólida conversa que traz uma visão sobre a carreira e a produção dos criadores independentes da academia.
Serviço:
Evento: II Simpósio A Identidade Brasileira na Música de Concerto
Data: 26 e 27 (terça e quarta-feira) de outubro de 2021
Evento online e gratuito
Inscrições e informações: www.tiny.one/identidade.
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira, 26 de outubro
26/OUT – terça-feira – horário: das 10h às 11h
PALESTRA 1: Ernesto Nazareth – entre o erudito e o popular
Por Prof. Dr. Cacá Machado
Link: https://youtu.be/1f-R-Ro6kpw.
26/OUT – terça-feira – horário: das 11h30m às 12h30m
DEBATE 1: Ingredientes e Identidade
Quais são os recursos – sonoros, conceituais, físicos, virtuais, humanos etc. – utilizados na criação da música de concerto brasileira? E em que sentido os “ingredientes” podem criar conexões que ultrapassam os limites das salas de concerto?
Convidados (as): Prof. Dr. Jônatas Manzolli, Maestro e Compositor Dr. Antônio Borges-Cunha, Compositor e Prof. Rodrigo Lima, Compositora Silvia de Lucca
Moderação: Profa. Dra. Denise Hortência Garcia
Link: https://youtu.be/HmiYwYMEmns.
26/OUT – terça-feira – horário: das 14h30m às 15h30m
DEBATE 2: Sonoridade do português do Brasil
Como se constrói a sonoridade vocal no repertório coral e lírico brasileiro? De que maneira a música popular e folclórica afeta a interpretação da música vocal de concerto?
Convidados (as): Maestra Nailse Machado, Maestrina Isabela Sekeff, Soprano Juliana Starling, Malú Mestrinho
Moderação: Prof. Dr. Angelo José Fernandes
Link: https://youtu.be/V2tucrYGIk8.
26/OUT – terça-feira – horário: das 16h às 17h
PALESTRA 2: A percussão no repertório brasileiro
Por Prof. Dr. Fernando Hashimoto
Link: https://youtu.be/BJma3_hWFLI.
26/OUT – terça-feira – horário: das 17h30m às 18h30
DEBATE 3: As Outras Músicas do Brasil
Quais são as iniciativas que promovem a sustentabilidade da música de concerto brasileira? De que maneira é possível incentivar a diversidade cultural e, paralelamente, fomentar os elos com o público atual?
Convidados (as): Sra. Ana Flávia Cabral Souza Leite, Prof. Fabio Cury, Maestro Rubens Russomanno Ricciardi, Maestro Abel Rocha
Moderação: Maestrina Cinthia Alireti
Link: https://youtu.be/SF_e9Ifh5e8.
Quarta-feira, 27 de outubro
27/OUT – quarta-feira – horário: das 10h às 11h
PALESTRA 3: Música e Cultura no Maranhão
Prof. Dr. Antonio Francisco de Sales Padilha
Link: https://youtu.be/MJ1g4gWPMJE.
27/OUT – quarta-feira – horário: das 11h30m às 12h30m
DEBATE 4: Mercado de Criação
Quais são as dificuldades e necessidades atuais na área de criação musical? De que maneira a educação musical contribui para a inserção do profissional de criação no meio musical? Quais as tendências deste mercado no Brasil?
Convidados: Compositor Alexandre Guerra, Compositor João Macdowell, violonista e arranjador Paulo Aragão, Prof. Paulo Zuben
Moderação: Maestrina Cinthia Alireti / Ivenise Nitchepurenco
Link: https://youtu.be/cNP2HSU3jJ4.
27/OUT – quarta-feira – horário: das 14h30m às 15h30m
PALESTRA 4: Diversidade do patrimônio musical brasileiro e suas aplicações na música de concerto
Por Prof. Paulo Castagna
Link: https://youtu.be/6kCIBcNhi7I.
27/OUT – quarta-feira – horário: das 16h às 17h
ENTREVISTA com Clarice Assad
Moderação: Maestrina Cinthia Alireti / Prof. Dr. Paulo Tiné
Link: https://youtu.be/SwHIlRCAqts.
27/OUT – quarta-feira – horário: das 17h30m às 18h30/19h
DEBATE 5: Ópera brasileira
Quais são as histórias que inspiram as produções nacionais? Como funciona o mercado de ópera contemporânea? De que maneira este gênero se transforma para permanecer atual?
Convidados(as): Maestro Gabriel Rhein-Schirato, Jornalista João Luiz Sampaio, Prof. Dr. Leonardo Martinelli, encenadora Livia Sabag, Barítono e Professor Homero Velho
Moderação: Maestrina Cinthia Alireti / João Luis Sampaio
Link: https://youtu.be/t2-lAkg_wVg.
27/OUT – quarta-feira – horário: das 19h
CONCERTO “virtual” de músicos da OSU
Link: https://youtu.be/IObdT2b0XFY.
(Fonte: Acessibilidade e Comunicação | Orquestra Sinfônica da Unicamp – CIDDIC)