Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Núcleo de Artes Cênicas do SESI Campinas apresenta espetáculo “Nem melhor nem pior na mesma – um exercício de sobrevivência”

Campinas, por Kleber Patricio

Atriz Elaine Avila. Foto: Camila Roberta.

Nos dias 6 e 12 de novembro, às 20h, o Teatro do SESI Campinas Amoreiras apresenta o espetáculo Nem melhor nem pior na mesma – um exercício de sobrevivência, inspirado em Dias Felizes, do autor Samuel Beckett. A apresentação, resultado do curso de teatro Encenação, realizado pelo Núcleo de Artes Cênicas do SESI Campinas, será transmitida no telão do teatro e conta com 11 atores/aprendizes. As reservas podem ser feitas pelo sistema Meu SESI, a partir de 1º de novembro, às 12h. Nas exibições, os atores estarão presentes para um bate-papo sobre o processo e sobre o espetáculo.

Durante sete meses, os atores trabalharam pesquisando, criando e ensaiando o espetáculo e utilizando as plataformas da internet que propiciam a interação online. Sob direção de Inês Vianna, orientadora de Artes Cênicas do SESI-SP, a peça está dentro da programação do Cena Livre, temporada de espetáculos dos NACs que traz, neste ano, o tema Teatro do Absurdo.

Após um mergulho na obra de Samuel Beckett, surgiu Nem melhor nem pior na mesma – um exercício de sobrevivência, inspirado em Dias Felizes do autor, escrita em 1961. O espetáculo nos confronta com nossa própria incomunicabilidade e solidão através do contato com Winnie, uma mulher confinada em seu mundo que tenta encontrar estímulos para continuar a viver. A frustração na tentativa de comunicação com o outro e a impotência para mudanças, gerada por sua condição física e psicológica, a faz mergulhar cada vez mais em suas memórias, reflexões e ações cotidianas como uma tábua de salvação. Neste movimento, várias facetas são reveladas, o que nos leva a refletir sobre como cada um reage diante da fatalidade da imobilidade.

Atriz Bia Medeiros.

“A princípio, ficamos empolgados com a ideia de fazer ao vivo, uma vez que desde abril estamos pesquisando uma linguagem online; entretanto, abortamos a ideia devido à instabilidade da internet. Surgiu então a ideia de fazer uma gravação do espetáculo no formato online e exibir em um telão no teatro, uma vez que agora já estamos com a pandemia mais controlada e as apresentações ao vivo foram liberadas. Neste momento, depois de tantos meses de pesquisa online, seria impossível passar para o palco o espetáculo, mudando totalmente o foco da pesquisa do teatro online que desenvolvemos; sendo assim, decidimos pela exibição no telão”, conta a orientadora de Artes Cênicas Inês Vianna, diretora do espetáculo.

As cenas foram gravadas individualmente no teatro com cada ator, obedecendo os protocolos da pandemia, e a edição vai reproduzir o formato online. “É um misto de vídeo, teatro online e cinema; uma vez que algumas cenas foram gravadas na casa dos atores também”, conta Inês.

O teatro do SESI Amoreiras segue os protocolos de segurança, com distanciamento social, uso de máscara obrigatório e álcool em gel disponível no espaço. O número de ingressos é limitado, sendo obrigatório a reserva pelo Meu SESI.

Cena Livre | Para encerrar o ano, ao final do curso de teatro Encenação, acontece a Cena Livre: mostra dos espetáculos produzidos pelo Núcleo de Artes Cênicas (NAC), com apresentações abertas ao público. Em 2021, as apresentações serão realizadas na plataforma Zoom nos dias 13 (18h, 19h e 20h) e 14 (19h e 20h) de novembro. ID da reunião: 846 5224 9783 – Senha: 368288.

As apresentações do dia 13 serão dos NACs de Ribeirão Preto (18h), Campinas (19h) e São José dos Campos (20h). Itapetininga (19h) e São José do Rio Preto (20h) se apresentam no dia 14.

Sobre o Núcleo de Artes Cênicas | Criado em 1987, o Núcleo de Artes Cênicas (NAC) do SESI-SP vem sendo desenvolvido de maneira ininterrupta e ocupa atualmente 5 unidades por todo o Estado de São Paulo, sendo elas Campinas I, Itapetininga, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto. Os cursos oferecidos gratuitamente pelos NACs proporcionam a vivência da prática teatral a pessoas a partir de 15 anos de idade que tenham ou não algum conhecimento sobre as artes cênicas.

Ficha técnica

Texto: trechos da obra Dias Felizes, de Samuel Beckett e coletivo de atores

Direção e roteiro: Inês Vianna

Atuação e criação: Andreh Outeiro/Bia Medeiros/Camila Roberta/Denise Suassuna/Diego Chagas/Elaine Ávila/Ingrid Soto/Maysa Sigoli/Paula Santos/Pedro Fróes/ Samyra Magalhães

Captação e edição: Daniel de Almeida

Iluminação das gravações: Danilo Zavarezi

Música: Enterrada ao fim – Ingrid Soto

Cenografia miniatura: Paula Santos

Fotografia e arte da divulgação: Camila Roberta

Realização: Núcleo de Artes Cênicas – SESI Amoreiras.

Serviço:

Nem melhor nem pior na mesma – um exercício de sobrevivência

Local: SESI Amoreiras – Avenida das Amoreiras, 450 – Pq. Itália, Campinas/SP

Data e horário:  6 (sábado) e 12 (sexta) de novembro, às 20h

Capacidade: 192 lugares 8 para cadeirantes

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Modalidade: adulto

Gênero: Drama, teatro online

Informações: WhatsApp (19) 99642-1499

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI, a partir de 25/10, às 12h (sesisp.org.br/eventos). O ingresso tem validade até 15 minutos antes da apresentação. Os ingressos remanescentes serão distribuídos 10 minutos antes do início do espetáculo.

Serviço:

Cena livre

Local: Zoom

Data e horário: dias 13 (18h, 19h e 20h) e 14 (19h e 20)

ID da reunião: 846 5224 9783

Senha: 368288.

(Fonte: Comunicação SESI Campinas)