Foi durante as férias em família em 2017, deitada em uma rede no museu do seringal, que Sandra Sahd finalizou os capítulos daquele que seria o seu primeiro livro infanto-juvenil. Na época lançado em Paulínia (SP), o livro foi adaptado para o teatro e levou ao palco um pedacinho do reconforto que ela encontrou na Amazônia. Quatro anos depois, O Encanto da Minhoca desembarca em Manaus para, dessa vez, inspirar as pessoas da cidade que outrora lhe inspirou.
“Eu nunca tinha ido antes a Manaus ou pesquisado sobre a cidade, mas tem um lugar em particular que menciono no livro que é literalmente a casa de Naldinho (personagem principal)! Uma coincidência que, além de me chamar muito a atenção, me emocionou demais”, relembra a autora. “Naquela época, eu estava incomodada com o prazo da produção do livro, tinha escrito apenas dois capítulos e depois entrei num bloqueio criativo persistente, que só se encerrou quando cheguei aqui. Então trazer o Naldinho para cá é uma oportunidade de agradecer ao lugar que me despontou para a literatura infanto-juvenil”, completa.
Ao longo de aproximadamente cem páginas, o livro (ilustrado por Dimaz Restivo) – que é inspirado em fatos – viaja na história de um menino apaixonado pela natureza e que tem como amigas uma flor de lótus (Floris) e uma minhoca encantada (Filó). Depois de um acidente que o faz perder os movimentos de um dos braços, Naldinho encontra respostas na virtude da gratidão. “A mensagem é aprender a ser grato a tudo, às coisas boas e ruins que acontecem em nossa vida e que servem para nos impulsionar, nos tirar da zona de conforto, nos permitir ser quem somos em nossa plenitude”, pontua Sahd.
Entre os dias 3 e 5 de novembro, O Encanto da Minhoca será apresentado em 12 sessões abertas ao público, sempre às 9h, 10h30, 14h e 15h30. Os ingressos para o espetáculo, que tem classificação livre, devem ser retirados no próprio local com uma hora de antecedência: quarta e quinta-feira as sessões acontecem no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola; na sexta-feira as apresentações ocorrem na Casa Mamãe Margarida. Ao final de cada encenação haverá distribuição gratuita do livro homônimo.
Em Manaus, o espetáculo é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura e produção da Cacho de Ideias.
Sobre Sandra Sahd | Sandra Sahd é apaixonada pelo ser humano e por todas as possibilidades que temos de transformar o mundo em um lugar melhor. Fundadora da Embaixadores da Prevenção, o objetivo principal de Sandra é empoderar as pessoas com as suas virtudes para que possam transformar a sociedade. É palestrante e escritora de 16 obras literárias publicadas; seu livro Tudo isso, Arnold é uma literatura infantil sobre a biografia do astro Arnold Schwarzenegger. Bacharel em Educação Física pela Unicamp, ela se especializa em Marketing Organizacional pela mesma instituição. Conheça mais em www.sandrasahd.com.br.
Serviço:
O Encanto da Minhoca em Manaus
Data: quarta-feira, 3 de novembro de 2021 e quinta-feira, 4 de novembro de 2021
Horários: 9h, 10h30, 14h e 15h30
Local: Centro de Convivência Padre Pedro Vignola | R. Gandú, 119, Cidade Nova – Manaus (AM)
Ingressos: gratuitos, com retirara uma hora antes de cada sessão
Data: sexta-feira, 5 de novembro de 2021
Horários: 9h, 10h30, 14h e 15h30
Local: Casa Mamãe Margarida | R. Penetração II, 249, São José – Manaus (AM)
Ingressos: Gratuitos, com retirara uma hora antes de cada sessão
Classificação livre
Sessões abertas ao público geral.
(Fonte: Entre Aspas)