Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Projeto Chef Aprendiz reúne jovens da Vila Andrade para oficinas de gastronomia

São Paulo, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação.

A busca pelo primeiro emprego não costuma ser fácil para os jovens brasileiros. De acordo com pesquisa feita pela PNAD Contínua e divulgada pelo IBGE no último mês de maio, o desemprego atinge cerca de 31% na faixa etária entre 18 e 24 anos levando em consideração todo território brasileiro. Com 74% de ex-alunos trabalhando ou participando de entrevistas de emprego, o projeto Chef Aprendiz atua desde 2015 com oficinas semanais nas comunidades e tem como principal missão capacitar jovens paulistanos em situação de vulnerabilidade social para ingressarem no mercado de trabalho. 130 jovens já foram desenvolvidos pelo projeto, e destes, 59% trabalham no setor gastronômico em cozinhas parceiras e 15% em outras áreas.

Para a 9ª edição do projeto, que teve início no dia 14 de outubro, o Chef Aprendiz Vila Andrade conta com a empresa Makro como patrocinador master via lei de incentivo ProMAC – Programa de Municipal de Apoio a Projetos Culturais. O CEU Paraisópolis, localizado na Zona Sul da capital, será a base na comunidade para as oficinas ao longo de toda esta edição.

A iniciativa vai muito além de um projeto gastronômico e inserção para jovens em situação de vulnerabilidade social. De acordo com Beatriz Mansberger, fundadora do projeto, a finalidade principal é desenvolver pessoas utilizando a gastronomia como fio condutor de todo o currículo ao longo do processo. “Olhamos o indivíduo por completo. Durante nossos encontros, desenvolvemos atividades voltadas para habilidades socioemocionais, apresentamos o universo da gastronomia e oferecemos todo o suporte nos primeiros passos para o mercado de trabalho.”

O Chef Aprendiz Vila Andrade terá 40 encontros, com oficinas divididas em três eixos:

Meu mundo interno: alfabetização emocional, autoconhecimento, meditação, apoio psicológico, além de outras dinâmicas psicoterapêuticas em grupo;

Mundo do trabalho: educação financeira, preparo para entrevistas de emprego, elaboração de CV, carreira e outros temas relacionados ao universo profissional;

Mundo da cozinha: técnicas básicas, história da gastronomia, nutrição, receitas práticas, legislação e conteúdos do Ensino Médio aplicado.

Para que os participantes vivenciem a rotina de um restaurante, eventos beneficentes acontecem em cozinhas de estabelecimentos parceiros. Os jovens executam, junto com os colaboradores dos restaurantes, um menu completo com as receitas definidas pelos chefs e professores do projeto.

Uma competição final encerra a edição com chave de ouro e os jurados presentes oferecem vagas de empregos para os jovens que querem iniciar uma carreira no universo da cozinha.

O projeto Chef Aprendiz Vila Andrade, assim como na edição Liberdade, segue todos os protocolos sanitários* e as diretrizes sobre os cuidados necessários para a prevenção de possível contaminação com o coronavírus. Entre as ações preventivas estão:

– Educação e conscientização sanitária;

– Aferição de temperatura antes de adentrar o espaço das oficinas;

– Redução de densidade ocupacional com distribuição de múltiplas praças de trabalho no espaço anexo à cozinha;

– Obrigatoriedade do uso de máscaras;

– Disponibilização de quatro máscaras por participante tendo em vista a troca necessária a cada duas horas e o tempo de lavagem das máscaras usadas;

– Sanitização dos pés antes de adentrar o espaço das oficinas;

– Janelas abertas e boa circulação de ar no espaço;

– Higienização constante das mãos com água e sabão;

– Disponibilização de álcool em gel em diversos locais visíveis do espaço;

– Uso de aventais e bandanas limpos;

– Pratos, copos, talheres e outros utensílios de cozinha higienizados individualmente de maneira correta;

– Comprovante de vacinação para Covid-19.

Chef Aprendiz Comunidades | É um projeto de desenvolvimento humano e inserção social que usa a gastronomia como tema central. Capacita jovens em situação de vulnerabilidade social para conseguirem seu primeiro emprego em cozinhas de parceiros. Ao longo de quase seis meses, aproximadamente 20 jovens vivenciam aulas teóricas e práticas sobre gastronomia e autodesenvolvimento de modo a prepará-los para o mercado e para a vida. Uma competição final coloca à prova os conhecimentos adquiridos durante as oficinas e encerra o processo com chave de ouro. Os jurados presentes oferecem vagas de empregos para os jovens que querem iniciar uma carreira como auxiliar de cozinha.

Já atua em oito comunidades (Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo, Chuvisco e Liberdade) e 90% dos alunos receberam pelo menos uma oportunidade na área. Alguns iniciaram carreira na cozinha e seguiram por outros caminhos, como enfermagem, engenharia e psicologia. Aproximadamente 74% dos jovens trabalham ou participam de entrevista, mesmo com o cenário da pandemia. Para saber mais: assista o vídeo e visite o site.

Casa Chef Aprendiz | Recém inaugurada, a Casa Chef Aprendiz é um espaço que conta com atividades de reciclagem e apoio psicológico aos jovens que já passaram pelo projeto, além de cozinha de pré-produção para eventos. Pensando no mundo digital e nas demandas do mercado, o projeto conta também uma cozinha-modelo para a produção de conteúdos digitais para marcas parceiras e para realização de workshops. A ideia é que esta casa seja ocupada pela equipe, jovens, parceiros e amigos com a finalidade de fortalecer os vínculos e sustentar ações no longo prazo.

(Fonte: Visar Planejamento)