Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Festival de Fotografia de Paranapiacaba traz a São Paulo a mostra “Retratos da Superação”

São Paulo, por Kleber Patricio

O público poderá conferir no metrô Santana, em São Paulo, a exposição fotográfica Retratos da Superação, composta por 50 fotografias onde encontramos – em cada uma delas – uma poderosa história por detrás das fotos. A exposição fotográfica faz parte do Projeto de Fotografia “Retratos da Superação”, que em sua 7º edição, promove uma reflexão dos nossos desafios mais difíceis e inspira para a superar estes obstáculos.

As fotografias desta mostra foram selecionadas a partir de dois recortes. O primeiro, do curso de formação gratuita, ministrado por João Kulcsár, voltado para pacientes oncológicos, cuidadores, médicos e profissionais de saúde, dos hospitais e centros de tratamento, parceiros da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – Abrale. O segundo, a partir de uma convocatória promovida pelo Festival de Fotografia de Paranapiacaba sobre o tema Superação.

“Todos nós passamos por problemas, alguns maiores do que outros. O que vemos aqui são imagens do triunfo sobre obstáculos que a vida nos apresenta. São narrativas que podem emocionar, sensibilizar e nos fazer refletir sobre a vida, os limites, o que somos, como vivemos e quem amamos. Esperamos que estas histórias visuais nos inspirem para os novos desafios que enfrentamos cotidianamente”, diz o professor e curador da mostra Kulcsár, professor visitante da Universidade de Harvard e diretor do Festival de Fotografia de Paranapiacaba.

Sobre a Abrale | A Abrale é uma organização sem fins lucrativos, de abrangência nacional, criada em 2002 por pacientes e familiares com a missão de oferecer ajuda e mobilizar parceiros para que todas as pessoas com câncer e doenças do sangue tenham acesso ao melhor tratamento. Até 31 de outubro de 2021, foram acolhidos 48.752 pacientes.

Sobre o Festival de Fotografia de Paranapiacaba | O Festival de Fotografia de Paranapiacaba surgiu do desejo de celebrar a imagem como uma experiência de encontros permeados pela educação, direitos humanos e meio ambiente. Desde 2018, quando estreou na histórica Vila de Paranapiacaba, o FFP se conectou intimamente ao território que os recebeu.  Em Paranapiacaba, com essa vocação fotográfica, uma vila fotogênica que ocupa os espaços públicos com arte e fotografia, o FFP é um momento importante para o debate de ideias e um ponto de encontro dos fotógrafos brasileiros e internacionais.

Serviço:

Exposição fotográfica Retratos da Superação

50 fotografias

Local: Estação Santana da Linha Azul – Metrô –SP

Curadoria: João Kulcsár

Data: 10 de dezembro de 2021 a 10 de janeiro de 2022, das 8h00 às 22h00

www.retratosdesuperacao.com.brwww.ffparanapiacaba.com.br/.

(Fonte: assessoria de Imprensa | Wiplay)