Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Veja três cenotes para conhecer durante férias na Riviera Maya

México, por Kleber Patricio

O cenote Chaak Tun. Fotos: divulgação.

Ao viajar para o México durante as férias de janeiro (com todos os protocolos de segurança), se torna imperdível, para os brasileiros, visitar um dos três cenotes mais bonitos da Riviera Maya. Formados há mais de 14 mil anos, os cenotes são poços profundos de água cristalina que fluem de rios subterrâneos e, por meio dos raios do sol, traz incríveis tons de azul em uma paisagem espetacular. Citamos aqui três dos mais belos da região.

Zacil-Há, em Tulum | A 8 quilômetros de Tulum, o cenote Zacil-Ha representa uma experiência ideal para compartilhar com a família, pois suas águas transparentes possuem três metros de profundidade, o mais raso em comparação com outros cenotes.

Além dos encantos naturais, ao redor dessa formação tudo é favorável para a diversão de adultos e crianças. Uma das vantagens é que as suas bordas são cobertas com madeira para facilitar a circulação.

O cenote Zacil-Ha, em Tulum.

Nas proximidades da estrutura também existem duas piscinas naturais para aproveitar a visita. Outro detalhe interessante é que, ao chegar, já é possível ver os peixes coloridos, mesmo sem mergulhar. Já para quem busca o mergulho, há a possibilidade de ver a câmera de “Las Lágrimas”, reconhecida por suas curiosas estalactites em forma de gotas.

Dos Ojos, na Riviera Maya | No coração da Riviera Maya, na rota entre Tulum e Playa del Carmen, está o cenote Dos Ojos. Essa estrutura faz parte do parque de mesmo nome, que também abriga os cenotes Jaguar, Nicte Ha, El Pit e Los Monos.

A partir do UNICO 20° 87 Hotel Riviera Maya, por exemplo, é possível chegar aos Dos Ojos em 25 minutos. Este cenote possui águas translúcidas conectadas por cavernas subterrâneas. Ambos compõem o complexo Sac Actun, que com seus 370 km de comprimento, forma a maior caverna “inundada” do mundo.

Considerado um verdadeiro rio subterrâneo, Sac Actun é acessível graças aos passeios oferecidos pela costa caribenha. Para visitá-lo, uma das opções mais completas é por meio da experiência “Assinatura”, uma das opções incluídas para quem estiver hospedado no UNICO 20° 87 Hotel Riviera Maya.

Para quem preferir ir em busca de aventura, a proposta conta com duas rotas de mergulho: “Barbie”, relativamente acessível, iluminada e cheia de estalactites, e a outra, “La Cueva del Murciélago”, com trajeto mais curto e de menor luminosidade.

Chaak Tun, na Playa del Carmen | Chaak Tun está localizado a poucos quilômetros de Playa del Carmen. Para chegar lá, o visitante deverá fazer uma caminhada que atravessa parte da “Selva Maia”, uma aventura inesquecível.

Este poço se destaca pela clareza de suas águas, que permitem observar estalactites marcantes e um universo de animais aquáticos, como variedades de peixes e camarões minúsculos.

Como parte de Sac Actun, há uma rota de três níveis que começa na caverna Pixan. Lá, uma réplica da Virgem de Guadalupe permanece escondida.

No segundo nível, você entra em Xibalbá, uma caverna usada pelos maias para realizar rituais especiais. A atmosfera deste espaço é excepcional.

Em seguida, a caverna Aluxes é reconhecida pela tranquilidade. Por fim, ao sair, os turistas podem experimentar diversos pratos típicos da gastronomia local, em estabelecimentos ao redor.

(Fonte: Engaje Comunicação)