A cultura e suas diferentes formas de expressão terão uma área especial dentro da Rio Innovation Week, evento que acontece entre os dias 13 e 16 de janeiro no Jockey Club Brasileiro. O RIW Pop & Tech trará a tecnologia e a inovação a favor da cultura como um meio de resgatar, criar, impulsionar o mercado e seus profissionais no Brasil e no mundo. Com atrações interativas de mundos digitais e virtuais, a agenda foca em impulsionar a economia criativa, os negócios e a sustentabilidade desse segmento. A curadoria da programação é de André Weller.
INNOVATION GALLERY
Espaço integrado e múltiplo com exposição de NFTs, apresentações musicais, lançamentos, painéis e debates com a participação de artistas e profissionais da área.
Expo NFT | Trabalhos em NFT — non-fungible token (token não fungível), um tipo de certificado de autenticidade para bens digitais estabelecido por meio de blockchain que pode ser aplicada para atestar a propriedade de qualquer item virtual, como ingressos e compras em jogos — dos artistas Rejane Cantoni, Alexandre Rangel, Alexandre Murucci, Beto Gatti, Anaise Franco, Suzete Venturelli, Fabio Ema, Ricardo Bellino e Hans Donner, com a participação da Metaverse Agency, primeira agência de atuação em Criptoarte do Brasil. Área para lançamentos de NFTs exclusivos do RIW assinados pelos artistas Xico Chaves, Clélio de Paula, Andrey Zignnatto e o surfista de ondas gigantes Pedro Scooby.
Debates| Conversas sobre Arte e Inovação num ambiente lounge de troca e informação. Participação de atrações internacionais.
Trio Innovation | Mistura de estilos e arranjos inovadores com o consagrado instrumentista Marcelo Caldi, o percussionista internacional Sergio Krakowsky, que manipula sons e luzes a partir de batidas, e o multi-instrumentista carioca PC Castilho.
Shimp Z | A dupla formada pelo DJ Ricardo Imperatore e o músico Rodrigo Sha mostra seu mais novo trabalho somando música eletrônica a instrumentos de sopro em clima lounge.
INNOVATION EXPERIENCE
Espaço reunindo quatro ambientes: Órbita poética de Xico Chaves, Re-invenção dos Sentidos, Xingu Ensemble e Portátil.
O escritório Fase 10 apresenta a obra do reconhecido artista Xico Chaves, mesclando poesia e visualidade através de multiprojeções, além da exposição Re-inveção dos Sentidos, com novas possibilidades de interação do público com a arte, passando por questões de acessibilidade.
A experiência imersiva visual e sonora Xingu Ensemble, do artista Clelio de Paula, será apresentada em janeiro no Rio Innovation Week. Na exibição, a tecnologia de realidade virtual permite que os visitantes tenham a sensação de estar dentro das tribos indígenas do Alto Xingu. O artista, que fez residência no Xingu, escaneou volumetricamente indígenas da aldeia Kuikuro para essa obra.
O Xingu Ensemble terá participação do Pajé Regenea, líder da tribo do Xingu que, junto com Cleio de Paula, vai falar sobre as trocas e experiências de vivências durante o processo, além de aspectos de inovação dentro de culturas tradicionais e milenares.
Também dentro da narrativa de realidade virtual, o Grupo Tápias Cia de Dança apresenta o espetáculo Portátil, onde o público, utilizando óculos de VR, participa da experiência “dentro” da coreografia executada pelo corpo de baile.
EXPO RECICLA
Espaço destinado à expressão artística e sustentabilidade.
Marcos Sachs | O artista paulistano recria em vídeos suas instalações anamórficas.
Getúlio Damado | Artista considerado patrimônio carioca, que utiliza como matéria prima embalagens e sucatas.
Davi Rezende | Reciclagem e arte nas obras que ganham múltiplas formas.
Denizal Melo | Peças criadas pelo artista amazonense utilizando material reciclado.
Reciclotron | A startup de impacto socioambiental apresenta esculturas que utilizam lixo eletrônico.
Lab Innovation | Espaço para informação e experiências sensoriais. Telões de LED com conteúdos exclusivos e Festival VJ/RIW, com curadoria do pioneiro VJ Jodele Larcher.
Palestras
Jodele Larcher | Participação do veterano VJ no Lounge do Evento.
Festival de VJs | Mostra de VJs que se destacam no cenário nacional numa explosão de imagens: Vini Fabretti, LUV, VJ Carol Santana e John Sabbat.
INNOVATION RA
Arte e inovação. Artistas utilizam a tecnologia de realidade aumentada para subverter o olhar e instigar o público. Estruturas estarão espalhadas por corredores e acessos do Evento servem para ativar um verdadeiro museu a céu aberto.
Super World | Depois de montar exposições virtuais no Central Park NY e Los Angeles, a empresa de tecnologia norte-americana Super World prepara pela primeira vez no Brasil uma exposição de realidade aumentada. Dentre as atrações nacionais, destacam-se artistas indígenas da galeria Artes Originais e um dos grandes nomes da história da ilustração brasileira: Henfil.
Junto ao Boma Brazil e Brasil NFT, a Super World também promove ações gamificadas para o público ao longo de todo o evento premiando os vencedores com propriedades digitais.
Andrey Zignnatto | O artista utiliza materiais da construção civil, como tijolos e sacos de cimento, para apresentar inovação na arte, esculpindo e dando formas orgânicas aos materiais.
Para a RIW, Zignnatto criou uma obra exclusiva com uma malha de vergalhões em contraposição a vasos da cultura Tupinaky’ia e Guarani M’bya, num jogo de inovação e contraposições.
MOV FESTIVAL
O coletivo traz toda a sua experiência e representatividade em intervenções urbanas em grandes espaços, como empenas e fachadas, para encantar o público numa explosão de imagens processadas por diversos artistas.
A programação completa da RIW POP TECH pode ser encontrada no site ou no app do evento, disponível para download em IOS e Android.
Os ingressos do Rio Innovation Week são vendidos na plataforma Sympla.
Sobre a Rio Innovation Week | O Rio Innovation Week traz para o mesmo espaço diferentes segmentos do mercado que hoje utilizam a tecnologia como base para crescimento dos negócios e expansão, além de criação de novas oportunidades e cenários. Com foco em estimular o networking, ampliar o alcance e gerar novas conexões, o evento entra nos segmentos de Turismo, Varejo, Saúde, Profissões, Startups, Agronegócio, Sustentabilidade e Marketing, entre outros, trazendo para sua agenda projetos já consolidados que aconteciam de forma isolada no país.
O evento tem mais de 500 palestrantes, 1.000 startups e 190 expositores. A grade de palestras será dividida por 19 palcos segmentados por mercados de atuação. Entre os keynotes confirmados estão nomes como: Richard Branson, fundador do grupo Virgin, que irá conversar com o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes; Steve Wozniak, cofundador da Apple; e Francis Suarez, prefeito de Miami, que participará de conversa junto com Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, sobre os desafios de transformar uma cidade em polo de inovação, incentivando a geração de novos negócios e a instalação de empresas focadas em novos modelos de atuação.
A agenda de palestras contará ainda com profissionais como Camila Farani, investidora anjo do Shark Tank Brasil; Rony Meisler, sócio CEO da Reserva; Bruno Stefani, Global Innovation Director da Ambev; João Kepler, CEO da Bossanova Investimentos; Andrés de Léon, CEO da HyperloopTT; e Natalia Bayona, diretora de Inovação da UNWTO – Organização Mundial de Turismo.
A Rio Innovation Week seguirá todos os protocolos de segurança indicados pelos órgãos competentes, incluindo a exigência do uso de máscara, a disponibilização de álcool gel e o distanciamento social. Será exigido na entrada do evento, de visitantes moradores ou não do Rio de Janeiro, o comprovante de vacinação contra Covid-19. Serão aceitos comprovantes digitais, como o aplicativo do Conecte SUS, ou físicos, como a carteira de vacinação ou o comprovante assinado emitido no momento da vacinação.
A Rio Innovation Week tem patrocínio master da Lei de Incentivo à Cultura, XP, Sebrae, Banco do Brasil e Invest Rio; patrocínio platinum da BNY Mellon, Betterfly, Icatu; patrocínio bronze do Mercado Livre, ApexBrasil, Amazon Web Services e Ame Digital. O evento conta com copatrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Parceria Institucional da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, PESAGRO-RIO, SESC, Senac, Parque Tecnológico Itaipu; parceiros estratégicos como: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, TurisRio, Secretaria de Turismo, CNC, ASSESPRO-RJ, FBHA, ABH, Health Meds, Rio Indústria, ABCOMM, ASSERJ, Azov, ITS, Startup Connection, ASCOFERJ, Alerj, SUSE e OH A Água.
O evento é realizado por Base Produções, LER Cultural, Sai do Papel, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo com correalização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Rio Innovation Week 2022
Data: 13 a 16 de janeiro (quinta-feira a domingo)
Horário: das 10h às 20h
Local: Jockey Club Brasileiro – Praça Santos Dumont, 31 – Gávea – Rio de Janeiro/RJ.
(Fonte: FleishmanHillard)