Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Alma da Rua exibe “A Arte Urbana”

São Paulo, por Kleber Patricio

O longa A Arte Urbana é um documentário independente, de aproximadamente 70 minutos, que começou a ser realizado desde 2004. Ele conta com o registro histórico de imagens e entrevistas dessa época, além de imagens de arquivo que foram conseguidas por meio de uma pesquisa minuciosa de livros e arquivos de museus. O filme foi um dos vencedores no edital da RioFilme e selecionado para os festivais Street Art Movie Fest (França) e Bienal Internacional do Cinema Sonoro.

Nos últimos anos, para abranger o assunto no contexto mundial, a equipe esteve em Nova Iorque, Berlin e Havana entrevistando seus principais artistas, precursores atuantes no cenário mundial, além de contar com depoimentos de artistas vindos de outras partes do mundo, como Austrália e Chile.

Artistas consagrados no meio artístico mundial, como Os Gêmeos, contaram suas experiências, referências e como enxergam as atividades e interferências que acontecem no espaço público e quais as diferenças entre essa arte que acontece no meio urbano para a arte produzida nos ateliês.

No século XX, mais precisamente no final da década de 60, jovens do bairro nova-iorquino Bronx (EUA), restabeleceram o grafite utilizando a tinta spray. As ruas passariam a ser o cenário ideal para o surgimento de um novo movimento, por onde se poderia expressar ideologias e vontades de caráter político e social. Assim, a prática generalizou-se pelo mundo sob diferentes contextos, tipos e estilos, consolidando-se como uma nova forma de expressão. Hoje, o grafite ocupa um lugar essencial no circuito das artes visuais, frequentando espaços antes restritos a outras escolas. Nos grandes centros urbanos, o grafite deixou de ser apenas uma manifestação de resistência ou contracultura para se tornar uma rica atividade artística e importante meio de comunicação baseado na livre expressão.

Alguns dos artistas que aparecem no longa A Arte Urbana são Os Gêmeos, Binho Ribeiro, Zezão, Tinho, Smael, Dalm, Daze, Tomaz Vianna, Chivitz, Marcelo MENT, Carlos Esquivel e Marcelo ECO, entre outros.

Criada em 2016, a Alma da Rua já realizou mais de 80 exposições – 90% delas, com artistas que estão ativos nas ruas, mas não só nas ruas de São Paulo e Rio de Janeiro. Dentro da galeria, obras de alguns dos artistas mais importantes de street art do país, como o próprio Binho Ribeiro, EDMX, Enivo, Onesto, Pato, Cris Rodrigues, Mari Pavanelli e Gatuno, além de um espaço especial que apoia o movimento de pichação no Brasil, com obras de Dino e Cripta Djan. “A galeria é democrática”, explica Tito Bertolucci, dono e curador da Alma Da Rua.

Patrocínio: Pabst.

Serviço:

Alma da Rua

Rua Gonçalo Afonso, 96 – das 11h às 18h. Fechada às terças-feiras.

Assista o trailer aqui.

(Fonte: Assessoria de Imprensa Alma da Rua)