Estão abertas as inscrições para a 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira. Podem participar filmes de curtas e médias-metragens produzidos e finalizados até 2002 por produtores que residam ou atuem em um dos 23 municípios do Vale do Ribeira. Os filmes selecionados serão exibidos no formato online para todo o Brasil.
Os filmes inscritos podem ser de qualquer gênero, formato e classificação etária. As inscrições gratuitas devem ser realizadas até o dia 6 de fevereiro de 2022 no site https://www.mostravaledoribeira.com/ficha-de-inscri%C3%A7%C3%A3o.
O objetivo da 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira é contribuir com a difusão de produções que abrem janelas para o cinema realizado nessa região. A curadoria dos filmes será do ator Francisco Gaspar, que recebeu o Kikito de melhor ator, no Festival de Gramado pelo curta O.D. Overdose Digital, de Marcos DeBrito, em 2007.
Podem se inscrever produtores de audiovisuais de municípios que compõem a região: Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cajatí, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Pariquera-Açú, Pedro de Toledo, Registro, Ribeira, São Lourenço da Serra, Sete Barras e Tapiraí.
Cenários | Cidades com muita história para contar e paisagens impressionantes estão no Vale do Ribeira. A região se destaca por grande diversidade ecológica. Seus mais de 2,1 milhões de hectares de florestas equivalem a aproximadamente 21 por cento dos remanescentes de Mata Atlântica existentes no Brasil, sendo a maior área contínua de um ecossistema do País. Além do verde, é possível encontrar comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras. Por ser uma área de maior biodiversidade da Terra, o Vale do Ribeira foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade (1999).
Mostra acontece em março para todo o Brasil | A 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira acontece entre os dias 18 e 26 de março de 2022 no formato online em plataforma a ser divulgada nos próximos dias. Além das duas mostras competitivas de curtas e médias-metragens, a programação contará ainda com debates online e a exibição de outras duas mostras não competitivas de obras convidadas: a Mostra de Longas, com seis obras de cineastas premiados e consagrados em festivais nacionais e internacionais, e a Mostrinha, dirigida para o público infantil.
Haverá ainda atividade formativa , uma Oficina de Stop Motion, voltada para moradores do Vale do Ribeira, que resultará em quatro curtas-metragens de animação que serão exibidos na Cerimônia de Premiação.
Premiação | A escolha dos filmes vencedores nas duas categorias competitivas da 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira será realizada por um júri técnico composto por três profissionais do audiovisual brasileiro: Marta Russo, Lufe Steffen e Ralph Fredericks.
O filme vencedor de cada mostra ganhará um prêmio estímulo de mil reais, além do Troféu Papagaio da Cara Roxa. A escolha do nome do Troféu é uma homenagem a esse pássaro encontrado na região e ameaçado de extinção devido ao desmatamento e ao tráfico de animais.
A idealização e a produção da 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira são de dois jovens moradores da região que trazem o cinema no DNA, Tadeo e Tales Trigo, filhos de Monica Trigo, que há anos atua no setor audiovisual e, entre outros, preside a Alianza Latino Americana de Festivales de Cine Fantástico (FANTLATAM), considerado o Óscar do Cinema Fantástico.
Visibilidade para região | De acordo com Tadeo e Tales Trigo, a realização da mostra vem de uma necessidade de dar visibilidade a essa região que é uma das mais carentes do estado de São Paulo mesmo tendo uma herança cultural tão rica. “Esperamos que essa mostra possibilite às comunidades locais do Vale do Ribeira uma oportunidade de contar seus relatos e suas histórias, ainda mais levando em consideração a rica cultura da região com a presença de comunidades tradicionais quilombolas, ribeirinhas, caiçaras e indígenas”, diz Tales. “A nossa perspectiva é de que essa mostra também possa dar uma expectativa de futuro para os mais jovens e estimular a produção de obras audiovisuais”, complementa Tadeo.
A direção da 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira é de Eduardo Santana, idealizador de vários festivais como o Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico, o principal do gênero no País.
A Mostra é realizada com recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo e PROAC Editais.
Serviço:
1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira
Inscrição gratuita: até 6 de fevereiro de 2022
No site: www.mostravaledoribeira.com.br
Mostra: De 18 a 26 de março de 2022
E-mail: mostravaledoribeira@gmail.com
Facebook: Mostra de Cinema do Vale do Ribeira
Instagram: @mostravaledoribeira
Twitter: @mostradovale.
(Fonte: Midia Brazil Comunicação Integrada)