Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

25ª Mostra de Cinema de Tiradentes acontece até 29/1

Tiradentes, por Kleber Patricio

25ª Mostra Tiradentes – Filme “O Fundo dos Nossos Corações” – Mostrinha. Foto: Thiago Almeida.

A nova geração de espectadores do cinema brasileiro é tratada com muito carinho e respeito na Mostra de Cinema de Tiradentes. Nesta 25ª edição do evento, a Mostrinha apresenta para a criançada cinco curtas-metragens e dois longas que tratam sobre perdas, amores, descobertas e resistências. Todas as exibições são gratuitas e podem ser acompanhadas pela plataforma do evento (www.mostratiradentes.com.br).

A primeira sessão da Mostrinha aconteceu no sábado, 22 de janeiro, com a exibição do longa Poropopó em pré-estreia nacional. Neste final de semana, o público poderá conferir também o longa-metragem Pequenos Guerreiros, da diretora Bárbara Cariry. A ficção retrata o casal Cosme e Maria que, acompanhados do filho Bendito e dos sobrinhos Matheuzinho e Bruna, partem para uma viagem onde vão pagar uma promessa. As três crianças vivem um processo de encantamento e afetividade por essa trajetória cheia de aventuras e descobertas. O filme fica disponível das 10h30 do dia 28 até às 23h59 do dia 29 de janeiro e poderá ser acessado pelo link https://mostratiradentes.com.br/filme/pequenos-guerreiros/.

Curtas-metragens | Os filmes selecionados para a criançada não param por aí. A Mostrinha exibe ainda cinco curtas-metragens. O documentário Raone, dirigido por Camila Santana, tem uma doce narrativa em primeira pessoa. O experimento A primeira perda da minha vida, assinado pela diretora e atriz Inês Peixoto e produzido pelo Grupo Galpão, reúne relatos de uma boneca perdida, numa fabulação inspirada em Franz Kafka que mistura teatro e cinema. A animação Nonna, de Maria Augusta Nunes, também lida poeticamente com perda, com o crescimento e com a tomada de consciência, numa história que aborda um problema ambiental que nos afeta na contemporaneidade: o excesso de agrotóxicos. Dirigido por Letícia Leão, a ficção O Fundo dos nossos Corações traz crianças curiosas numa aula online que buscam entender como nascem os seres humanos. Entre elas está Joana, que vai descobrir de onde veio em uma conversa cheia de encantamento com suas duas mães. E Rua Dinorá, dirigido por Natália Maia e Samuel Brasileiro, traz o percurso de uma menina – a Dinorá – pela história de seu bairro. Para que a garotada possa aproveitar o final de semana cinematográfico, o sinal para a exibição de todos os curtas da Mostrinha será aberto no sábado, dia 29, às 10h30, até às 10h30 de domingo, dia 30, em https://mostratiradentes.com.br/filmes/mostrinha/.

25ª Mostra Tiradentes – Filme “Rua Dinorá” – Mostrinha – Crédito da foto: Luciana Rodrigues e Jorge Silvestre.

Sobre a Mostra de Cinema de Tiradentes – Plataforma de Lançamento do Cinema Brasileiro | Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, chega à 25ª edição de 21 a 29 de janeiro de 2022, em formato online. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações: www.mostratiradentes.com.br. Toda programação é oferecida gratuitamente ao público.

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2022 | Participe da Campanha #EufaçoaMostra:

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

(Fonte: Universo Produção)